Curiosidades Vinicius Delmondes
O tubarão “mais maltatrado do mundo” é visto em um vídeo incrível
Nas Ilhas Netuno, no sul da Austrália, um enorme tubarão branco foi visto com diversos ferimentos e marcas por toda a pele,. Esta ilha no Sul da Austrália é lar de milhares espécies de tubarão, algo em torno de 1.000 espécimes.
Apesar de seus ferimentos, o tubarão macho foi extremamente “amigável”, de acordo com o diretor de fotografia subaquática Dean Spraakman, que adquiriu as fotografias de tirar o fôlego durante uma excursão.
O fotógrafo afirma que nunca tinha visto um tubarão tão terrivelmente maltratado antes e que ele não tinha ideia do que produziu as marcas.
De acordo com Dean, acreditava-se que as cicatrizes eram causadas por hélices de barcos. O tubarão pode ter sido capturado em redes locais de atum, mas ambas as teorias foram rapidamente desacreditadas.
Ele afirmou: “Um tubarão em uma condição como essa nunca foi visto antes”.
“Às vezes vemos tubarões brancos rastreando raias porque eles os caçam e os comem. E achamos que eles os perseguem em áreas de recifes rasos, onde é bastante acentuado. Eles podem ficar presos lá e causar esse tipo de dano.”
“Mas, você só pode especular sobre o que aconteceu lá e, para ser honesto, ninguém sabe realmente o que causou esse tipo de dano ao tubarão, mas acho que o pobre coitado teve um pouco de dificuldade.”
“Percebi que tinha cicatrizes, mas não percebi o quão graves elas eram até revisar as fotos mais tarde.”
“Ele estava muito quieto, se aproximando e bastante curioso, o que foi ótimo.”
“Ele foi muito legal, apenas muito calmo e não chateado com tudo o que aconteceu.”
“Ele chegou muito perto, ao alcance do braço, às vezes quando você tem um bom tubarão como esse, eles só querem vir e olhar você nos olhos, apenas ver quem você é.”
O professor Yannis Papastamatou, da National Geographic, acredita que algumas das cicatrizes podem ter sido causadas por uma luta de tubarões.
“As fêmeas costumam ter muitas cicatrizes de rituais de acasalamento. Mas os machos também podem ser mordidos durante as interações de dominância entre os tubarões. Por exemplo, um tubarão maior pode querer um tubarão menor e dominar o indivíduo menor com uma mordida de advertência não fatal.
“Algumas das cicatrizes ao redor do rosto também podem ser de suas presas, como focas”.
As Ilhas de Netuno são bem conhecidas como um local para o grande turismo de tubarões brancos.
As costas da Austrália, Califórnia e África do Sul estão entre os locais mais populares para grandes tubarões brancos, mas houve momentos em que os predadores também foram vistos no Mediterrâneo.
Isso mostra que ainda há coisas a aprender com esse enorme predador.
Seja o primeiro a comentar!