Diverso Vinicius Delmondes
A viagem de trem mais longa do mundo
A abertura de uma nova linha de trem no Laos acaba de criar a viagem ferroviária mais longa do mundo.
Viajando de Lagos, no sul de Portugal, a Cingapura, você passa por Paris, Moscou e Pequim. Trata-se de uma viagem de 18.755 km, que segundo os especialistas, estimam em 21 dias.
Uma ideia maluca, mas tecnicamente viável.
Alguns magos do subreddit r/MapPorn conseguiram descobrir a rota para a viagem de trem teoricamente mais longa do mundo, que se estende de Lagos, no sul de Portugal, a Cingapura.
Um usuário do Reddit postou um mapa detalhando uma rota específica que levaria qualquer viajante por 13 países diferentes. Estes incluem Espanha, Polônia, Bielorrússia, Mongólia, Vietnã, Tailândia e Malásia, para citar alguns.
Esta rota só seria possível graças à recente abertura de uma nova linha no Laos, chamada de ferrovia Boten-Vientiane, que liga Kunming, na China, a Vientiane, capital do Laos.
Antes da abertura da linha, os viajantes tinham que terminar sua viagem de trem no Vietnã, com uma cobertura total de 16.898 quilômetros.
Segundo Mark Smith, especialista em ferrovias que ajudou nos cálculos da viagem, tecnicamente a travessia levaria 21 dias para ser concluída. Isso inclui várias paradas para contabilizar o tempo necessário para processar documentos como vistos, bem como garantir assentos nos trens de conexão.
Alguns trens de conexão também exigem sair das estações e viajar por várias cidades para chegar ao próximo trem em uma estação diferente. Em geral, a quantidade de dinheiro que você precisaria gastar em passagens de trem chega a cerca de US$ 1.350.
Dependendo de onde você mora e qual é sua situação econômica, pode ou não parecer muito dinheiro.
Um benefício adicional de fazer esta viagem é a menor pegada de carbono em comparação com voar de Portugal para Cingapura. Por exemplo, se você pegasse um voo de Lisboa, Portugal, para o Aeroporto Changi de Cingapura, contribuiria com 1,67 toneladas de emissões de CO2.
Optar por esta viagem de trem resultaria em apenas 0,08 toneladas de CO2. Se esta viagem de trem vale a pena para o bem do planeta, isso cabe a você decidir.
No entanto, adverte-se que as viagens podem não ser tecnicamente possíveis neste momento, dadas certas restrições de fronteira provocadas pela atual pandemia.
Isso inclui uma linha de trem específica de Lisboa, Portugal para Hendaye, França, que foi descontinuada. Mas há outras alternativas com outras três linhas de trem.
Embora tenha sido revelado no Reddit que atualmente também não há trem da Malásia para Cingapura, devido a suspensões temporárias de serviço entre Johor Bahru e Woodlands. Assim, os aventureiros que estão na Europa ou Ásia terão que esperar um pouco para assistir ao European Poker Tour ou Eurovision antes de embarcar na viagem.
Até agora, a viagem de trem mais longa do mundo, registrada nos recordes do Guinness, terminou em Madri em 9 de dezembro de 2014. Partiu de Yiwu, no leste da China; percorreu 13.052 quilômetros e levou 20 dias para ser concluído. A ferrovia passou pelo Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia, Polônia, Alemanha e França, antes de chegar a Madri.
Para a viagem de trem mais longa sem ter que trocar de trem até agora, são 10.214 km de Moscou, na Rússia, até Pyongyang, na Coréia do Norte.
Seja o primeiro a comentar!