Histórias Vinicius Delmondes
Sem computador, este professor de Gana ensinou Microsoft Word para seus alunos em um quadro
Richard Appiah Akoto, um professor de destaque em Gana, ganhou notoriedade mundial graças a sua maneira inusitada de ensinar Microsoft Word aos alunos, mesmo sem acesso a computadores. Suas incríveis habilidades em desenhar, detalhadamente, capturas de tela do software em um quadro-negro viralizaram nas redes sociais, conquistando a atenção de todos.
Embora a tarefa fosse tediosa, a abordagem inovadora de Akoto ajudou diversos alunos e chamou a atenção da Microsoft e outras empresas, que prontamente decidiram oferecer apoio financeiro e técnico à escola, reconhecendo a importância dessa iniciativa.
Por cerca de oito anos, Akoto foi professor na Betenase Municipal Assembly Junior High, uma pequena escola na cidade de Sekyedomase, em Gana. Em 2018, ele surpreendeu ao compartilhar no Facebook fotos de suas meticulosas ilustrações do Microsoft Word, feitas no quadro-negro.
A Microsoft ficou impressionada com as imagens e resolveu intervir, convidando Akoto para participar do Microsoft Educator Exchange 2018, em Cingapura. Essa foi sua primeira experiência fora de Gana, onde teve a oportunidade de encontrar líderes educacionais do mundo todo e discutir os desafios do sistema educacional ganês.
“Eu queria ensinar meus alunos a usar o Microsoft Word, mas não tínhamos computadores para mostrar a eles. Tive que fazer o meu melhor. Decidi desenhar a interface do software detalhadamente no quadro-negro, usando apenas giz”, revelou Akoto durante uma entrevista à Microsoft, durante o evento. Ele até desenhava monitores, unidades de sistema e teclados, sempre que necessário nas aulas.
Ao retornar a Gana, a escola recebeu uma enxurrada de doações, incluindo laptops, livros didáticos e softwares da Microsoft e outras organizações. Além disso, foi construído um laboratório de informática, onde os alunos têm a oportunidade de operar os computadores. Impulsionado pelo sucesso, Akoto participou do Programa de Certificação de Educadores da Microsoft, que o ajudou a aprimorar ainda mais sua paixão pelo ensino.
Fonte: Microsoft
Seja o primeiro a comentar!