Curiosidades Vinicius Delmondes
Drone voa dentro do buraco enigmático do Lago Berryessa na Califórnia
Todos os anos, milhares de turistas visitam o condado de Napa, na Califórnia, com a intenção de ver o espetáculo do Glory Hole, que fica a sudeste do lago Berryessa e, quando a água está alta o suficiente, pode medir 22 metros de diâmetro.
Há alguns anos, em 2019, a capacidade do lago estava cheia e todos pensavam que a água transbordaria pelas laterais do funil, mas como milhares de litros despejaram no vertedouro, o Glory Hole recebeu a água e, em vez de ser um funil tinha a aparência de ser um portal para outro mundo.
O buraco é estimado em 60 metros em uma queda reta e vai de 22 metros para 8,5 metros de diâmetro quando encolhe. O que poucos conseguem explicar é porque existe algo assim e querem saber o motivo de um túnel gigante no meio de um lago.
De acordo com a ABC 10, emissora de notícias local, o vertedouro ajuda a drenar parte da água do lago quando seus níveis estão acima de 1.360 m³/s. Funciona quando há excesso de água no tanque devido a chuva forte.
A água que despeja no enorme cano flui para o Putah Creek, que fica a centenas de metros abaixo do lago e da represa de Monticello.
A Agência de Água do Condado de Solano (SCWA) informa que o nível da água do Lago Berryessa está atualmente estável. No entanto, em fevereiro de 2019, fortes chuvas causaram um grande derramamento do Glory Hole.
“Sempre depende da encosta superior quanta água vamos ver passar por aqui”, disse Melissa Vignau , supervisora do Projeto Solano, em entrevista de 2019 à ABC 10. “Mas pode levar alguns meses. Em 2017, tivemos chuvas semelhantes, e começamos em fevereiro e fomos até maio com derramamentos. É muito provável que a mesma coisa aconteça novamente este ano.
Os motivos pelos quais os engenheiros construíram uma estrutura desse tamanho são por causa das limitações de espaço que enfrentaram, então optaram por fazê-lo na forma de um buraco em vez de um vertedouro mais típico.
“A Represa de Monticello está localizada em Devil’s Gate, em um desfiladeiro estreito. Embora o local fosse um bom local para construir a barragem, não tinha espaço suficiente para construir um grande canal e uma berma de transbordo. Então os engenheiros decidiram que a melhor maneira de levar a água para o outro lado da barragem era cavar “, disse Josh Lyle à mídia local.
O fascínio pelo buraco localizado no lago tem sido objeto de várias gravações e vídeos populares, de fato, Rick Fowler capturou o momento em que um pato foi sugado para o vórtice, felizmente o animal sobreviveu.
Outros meios de comunicação não acreditam que algo assim fosse possível devido à natureza. Uma mulher foi vítima em 1997, sendo arrastada pelas águas para o vertedouro.
A forma e a aparência do Glory Hole deram origem a várias experiências e teorias a esse respeito. Embora seja quase impossível aproximar-se a uma distância segura do perímetro do buraco, alguns engenhosos quiseram tentar o destino e alguém conseguiu obter uma visão privilegiada através de um drone.
Infelizmente, grande parte do estado da Califórnia tem sérios problemas de seca, por isso é improvável que o vertedouro seja visto em um futuro próximo.
Seja o primeiro a comentar!