Curiosidades Vinicius Delmondes
Aposentado plantou mais de 500 árvores em Vitória, ES
Todos os dias, Antônio dos Santos, um servidor público aposentado de 74 anos, parte em sua bicicleta carregada com galões de água, uma enxada e adubo. Seu objetivo é trazer um pouco de cor aos tons acinzentados de Vitória. Nos últimos doze anos, Antônio já plantou mais de 300 árvores e distribuiu cerca de 3 mil mudas pela cidade.
Quem passa por lugares importantes de Vitória pode observar o trabalho dedicado de Antônio. Bairros como Mata da Praia, República e Caratoíra abrigam ipês, amoreiras e palmeiras, entre outras espécies, graças aos seus esforços. Em Maria Ortiz, onde ele reside, existem mais de 80 árvores que ele plantou e cuida diariamente.
“Ver a destruição dos rios e as queimadas na Amazônia me entristece muito. Plantar é minha maneira de contribuir com o meio ambiente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, explica Antônio. Ele dedica pelo menos quatro horas do seu dia às plantas, saindo de casa às 7 da manhã para regar, adubar e podar mais de 50 árvores.
Em períodos de seca, a rotina de Antônio se torna ainda mais desafiadora. “Quando as plantas estão secas, preciso regá-las com mais frequência, usando seis galões de água de cinco litros. Com a bicicleta, faço várias viagens entre a Mata da Praia e as árvores para garantir que todas recebam água suficiente”, relata.
A paixão de Antônio pelas plantas vem de sua infância, influenciado por sua mãe que mantinha uma horta. “Sempre fui interessado por plantas. Em Caratoíra, cuido de árvores há mais de 40 anos. Comecei a plantar ainda jovem e continuei mesmo depois de iniciar minha carreira no serviço público”, lembra ele.
Após 35 anos de trabalho, Antônio voltou a se dedicar ao cultivo de plantas com a aposentadoria. Em casa, ele criou uma oficina onde prepara a terra, planta sementes e cultiva mudas. “Quando parei de trabalhar, decidi voltar a plantar para me manter ocupado. Já distribuí mudas para mais de 20 municípios no Estado. Isso faz bem para minha mente e para o meio ambiente”, enfatiza.
Entre as muitas árvores que plantou, um ipê em Caratoíra se destaca. Plantado há mais de 40 anos, o ipê, agora com dez metros de altura, é uma das primeiras árvores que Antônio cultivou. “Às vezes, olho para ela e me pergunto se mereço tanta beleza”, diz ele.
A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória informou que, de acordo com o Plano Diretor de Arborização (PDA) – Lei 17.699/2019, qualquer pessoa interessada em colaborar com a manutenção de áreas verdes deve formalizar um pedido e assumir um termo de compromisso. “É necessária uma análise técnica de espécies, tipos e quantidades de plantas. O pedido pode ser feito pelo Fala Vitória 156, onde será analisado e deliberado”, destacou a Secretaria.
Seja o primeiro a comentar!