Curiosidades Vinicius Delmondes
Veneza tem uma das bibliotecas mais bonitas do mundo e se chama “Acqua Alta”
Acqua Alta é uma bela livraria no centro de Veneza. Fica numa rua com vista para o Campo de Santa Maria Formosa. A coisa mais notável sobre esta livraria é a enorme quantidade de caos que se espalhou por todos os cantos. O dono é um grande amante dos animais, então há muitos livros e gatos e outros animais no local.
Até os menores cantos e superfícies da loja estão cheios de livros. Há pilhas de todos os tipos de livros em nenhuma ordem clara, o que pode dificultar um pouco a caminhada pelos corredores estreitos.
Quando você entra no Acqua Alta, a segunda coisa que se destaca é que muitos dos livros estão em barcos, gôndolas e até banheiras. Isso porque o nível da água nos canais da cidade sobe alguns centímetros no outono e no inverno, inundando as ruas de Veneza. O fenômeno é conhecido como Acqua Alta.
As ruas e os andares térreos dos prédios ficam alagados e, como a livraria fica bem ao lado de um dos canais, ela também será tomada pela água. Por isso, barcos e banheiras são feitos para manter os livros fora da água quando ela sobe.
Na parte de trás do lugar, há uma porta que dá acesso a um canal, que é frequentemente usado por barcos. Neste canto há uma mesa e uma cadeira para desfrutar da leitura ou simplesmente ver os barcos passarem.
Se continuarmos andando pelos cantos e recantos da Acqua Alta, chegaremos a um pequeno pátio onde volumes e volumes de livros colados formam parte da parede. Livros que obviamente tornam visíveis as consequências que as intempéries deixaram sobre eles.
Mais atrás encontramos outro pátio com livros empilhados, mas desta vez formam uma escada que nos permite ver o canal a partir do próprio muro do pátio.
Além disso, o Acqua Alta possui uma ampla seleção de livros de vários gêneros, além de pôsteres históricos de filmes italianos e gravuras vintage da cidade.
Certamente é um lugar imperdível para leitores de livros em todos os lugares.
Seja o primeiro a comentar!