Curiosidades Vinicius Delmondes
Tesouro Viking é descoberto no derretimento de geleira na Noruega
À medida que a geleira derretia na Noruega, dezenas de arqueólogos se reuniram em busca de um antigo tesouro viking.
É a geleira Lendbreen, preservada há mais de 500 anos e localizada na encosta de uma montanha em Jotunheimen , a 400 quilômetros de Oslo, na Noruega. Desde 2011, equipes de arqueólogos chegaram ao local desde quando começou a derreter, começou a expor dezenas de objetos vikings, incluindo uma caixa misteriosa.
No início, os cientistas não acreditavam que fosse um tesouro viking, tudo parecia indicar que era uma simples caixa de pólvora, ou pelo menos era o que eles acreditavam em 2019 quando a encontraram.
“O conteúdo da caixa foi analisado no Museu de História Cultural de Oslo e tivemos uma grande surpresa ”, explicaram os pesquisadores.
Quando conseguiram realizar estudos de carbono, descobriram que a caixa datava de aproximadamente 400 ou 500 anos atrás. Quando a abriram, ficaram surpresos, pois em vez de pólvora, encontraram uma série de objetos supostamente valiosos para os vikings.
O tesouro consistia em velas, machados, facas, roupas e até ferraduras. As velas são especialmente valiosas na cultura nórdica daquela época, pois era o que eles usavam como luz guia para viajar entre suas diferentes fazendas.
Considere que durante os meses de inverno, como janeiro e fevereiro, a noite pode durar até 18 horas naquela parte do planeta, então a luz era essencial para levar uma rotina de vida.
As velas encontradas são longas e feitas com cera de abelha. Os vikings os usavam para iluminar o caminho entre sua fazenda principal e a fazenda de verão.
À medida que a geleira derrete, os cientistas descobriram novos itens, como flechas, tecidos e ossos de rena. O saque do tesouro totaliza mais de 100 artefatos, incluindo ferraduras, uma bengala, uma agulha de madeira, um espanador e uma pequena faca de ferro.
Até agora, os artefatos foram perfeitamente preservados graças ao gelo, mas sua condição é frágil e devem permanecer em ambientes isolados para que não comecem a se deteriorar.
Seja o primeiro a comentar!