Animais Vinicius Delmondes
Rara coruja de olhos laranja brilhantes é vista pela primeira vez após 125 anos
A curiosidade não só levou os humanos a lugares até então inexplorados, mas também à redescoberta de espécies que se acreditava estarem extintas. Um exemplo recente é o de uma rara coruja de olhos laranja brilhantes que fez uma pose para uma equipe de cientistas que estudava pássaros nas florestas do Monte Kinabalu.
A espécie, anteriormente documentada como Otus brookii brookii, não é vista há 125 anos. E embora seu aparecimento tenha sido breve, os pesquisadores conseguiram coletar vários dados que permitiram que fosse descrito em um novo artigo no Wilson Journal of Ornithology.
Uma coruja com uma cor laranja peculiar nos olhos
Esta ave é cerca de 25 por cento maior do que as corujas comuns encontradas. Eles estimam um peso em torno de 100 gramas, usando como referência o peso de seus parentes próximos.
Suas penas exibem um desenho atraente que combinava cinza, preto e diferentes tons de marrom, o que a diferencia da usual cor avermelhada que caracteriza as corujas mais comuns da região. E, como indicamos no início, uma de suas características mais marcantes era a cor da íris dos olhos, com um laranja intenso, penetrante e cativante.
As razões de seu desaparecimento não são claras. Os pesquisadores acreditam que a coruja, também conhecida como coruja rajá, não é fácil de ver porque há muito poucas espécimes.
Esta afirmação parece consistente com o fato de que seu habitat natural não é conhecido. Se os cientistas soubessem onde procurar, sabe-se que o pássaro tem tendências noturnas, o que ainda deixaria poucas chances de encontrá-lo.
Aparentemente, demorará muito para revê-la e, ainda mais, para podermos obter mais detalhes sobre sua história.
Seja o primeiro a comentar!