Curiosidades Vinicius Delmondes

Piloto e copiloto dormem ao mesmo tempo em voo por 28 minutos com 150 passageiros

Em um voo comercial da Batik Air de Kendari para Jacarta, na Indonésia, um piloto e seu copiloto adormeceram simultaneamente por pelo menos 28 minutos, colocando em risco 153 passageiros e 4 comissários de bordo. Felizmente, o voo de 2 horas e 35 minutos em 25 de janeiro transcorreu sem danos.

De acordo com um relatório do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia (KNKT) divulgado em fevereiro, a situação perigosa se desenrolou 30 minutos após a decolagem, o capitão, de 32 anos, pediu ao copiloto, de 28 anos, para “descansar” e adormeceu por 45 minutos. Após breve conversa, o capitão consulta o copiloto e volta a dormir.

Nos minutos seguintes, o copiloto tenta contato com o controle de tráfego aéreo em terra para solicitar mudança de rota devido ao mau tempo, mas as comunicações são interrompidas quando ele também adormece. Os centros de controle em terra de Makassar e Jacarta tentaram contato com os pilotos sem sucesso, enquanto o avião se desvia da rota original. 28 minutos depois, o capitão acordou, percebe o erro e desperta o copiloto.

O relatório do KNKT detalha o histórico de voos dos pilotos nas últimas semanas e o descanso que tiveram nas 24 horas antes do incidente. O KNKT solicitou à Batik Air que realize verificações na cabine durante o voo para garantir que os pilotos e a tripulação estejam descansados.

O relatório do KNKT não revelou os nomes dos pilotos. O incidente está sob investigação. A Batik Air se desculpou pelo incidente e disse que está tomando medidas para evitar que isso se repita.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.