Curiosidades Vinicius Delmondes

O curioso material ‘extraterrestre’ que foi encontrado na adaga de Tutankhamon

Em 1922, quando o arqueólogo Howard Carter, seu financista Lord Carnarvon e uma tropa de trabalhadores locais desenterraram uma escada que descia até a entrada de uma tumba selada há mais de 3.000 anos, eles o fizeram sem saber que fariam uma das maiores descobertas e controversas na história da humanidade.

É que, ao lado da tumba do faraó Tutancâmon, o egiptólogo inglês e sua equipe encontraram uma estranha daga que foi objeto de muitas especulações. Sugeriu-se até que o material tenha sido obra de exterrestes na época.

Howard Carter examina a tumba de Tutankhamon em 1924

A adaga que repousava ao lado dos restos mortais de seu dono levantou várias suspeitas devido ao material com que é feita. De acordo com as investigações que começaram a ser feitas ao longo dos anos, a arma consiste em uma faca de ferro, um cabo dourado e é composta por um estranho metal que, na época, era desconhecido pelo homem.

Na Idade do Bronze, um estudo no Journal of Archaeological Science especifica, objetos metálicos costumavam ser feitos com materiais de meteoritos.

Essa prática teria sido interrompida apenas na Idade do Ferro. Assim, a adaga do jovem faraó pode ser localizada e relacionada a meteoritos.




 Publicidade

Pelas investigações realizadas sobre o objeto, ao longo dos anos constatou-se que a arma possui alto teor de níquel em sua composição, o que indica que foram utilizados materiais provenientes de um aerólito.

Assim, em 2016, a armadura de Tutankhamon foi examinada com raios-x e descobriu-se que tinha ferro, níquel e cobalto. Sua lâmina é feita de meteorito, portanto, ela veio literalmente do espaço.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.