Inspiração Vinicius Delmondes
Jovem transforma toneladas de roupas descartadas em tijolos resistentes ao fogo
Clarisse Merlet era estudante de arquitetura em 2017 quando percebeu a quantidade de resíduos têxteis gerados a cada ano. Na França, estima-se que existam cerca de 4 milhões de toneladas, e isso é apenas uma fração do que é jogado fora em todo o mundo; nos Estados Unidos era de 17 milhões de toneladas há três anos. Muito pouco dessas roupas descartadas é coletado para reutilização ou reciclagem: menos de um terço na França e metade (15%) nos Estados Unidos.
Merlet estava ciente da diminuição dos recursos naturais e do enorme desperdício inerente à indústria da construção. Ele pensou que poderia haver uma maneira melhor de construir que reduzisse a demanda por material virgem e aproveitasse os recursos já extraídos. Foi assim que ele teve a ideia da FabBRICK, sua premiada empresa que fabrica tijolos decorativos e isolantes a partir de roupas velhas.
O componente básico dos tijolos é a roupa desfiada, que Merlet compra já moída de um fornecedor na Normandia.
Cada tijolo usa o equivalente a duas ou três camisas, qualquer tipo pode ser usado, não só algodão, mas também poliéster, elastano, PVC, etc…
As sobras são misturadas com uma cola ecológica que ela mesma desenvolveu e depois prensadas em um molde de tijolos. Este molde usa compressão mecânica para formar os tijolos, por isso não requer mais energia do que um trabalhador humano para pressioná-lo. Os tijolos molhados são removidos do molde e deixados secar por duas semanas antes do uso.
No que diz respeito à construção, os tijolos não podem ser usados para obras estruturais, mas Merlet está trabalhando nisso e espera que possam ser no futuro.
Para já, são resistentes ao fogo e à humidade e constituem um excelente isolante térmico e acústico. Eles são adequados para separar salas e decorar paredes em lojas (especialmente onde roupas são vendidas).
Os tijolos podem ser encomendados em quatro tamanhos diferentes, podem ser usados para fazer móveis como luminárias, mesas, banquetas, etc.
Desde a nossa criação no final de 2018, já projetamos mais de 40.000 tijolos que representam 12 toneladas de têxteis reciclados.
FabBRICK pode personalizar a cor da parede com as roupas que você decidir reciclar. Merlet experimentou fazer tijolos com máscaras cirúrgicas esmagadas, um uso potencial interessante para alguns dos resíduos relacionados à pandemia que agora vemos em todo o mundo.
Seja o primeiro a comentar!