Inspiração Vinicius Delmondes

Jovem poeta de vende refrigerantes para arrecadar dinheiro para publicar seu primeiro livro

Pedro Isaías Cundano, o jovem poeta de Chontales, optou por deixar de lado as atividades recreativas para empreender na venda de refrigerantes. Seu único propósito é angariar fundos para concretizar um de seus sonhos mais profundos: a publicação de sua primeira obra literária, já finalizada, mas à espera de recursos para ver a luz do dia.

Desde os nove anos, durante sua passagem pela terceira série do ensino fundamental, Pedro começou a tecer versos líricos impregnados de romantismo. Ao concluir o ensino primário, aprimorou sua habilidade na escrita poética, percebendo uma notável evolução ao longo desse período.

Popularmente conhecido como Pedrito em Juigalpa, o jovem de 14 anos revela com orgulho ter produzido mais de 100 poemas, alguns dos quais já foram publicados em revistas específicas, enquanto outros aguardam ansiosos por sua vez. “Meu objetivo como poeta é vê-los publicados, e é exatamente isso que estou buscando, inclusive procurando o apoio de mãos amigas”, compartilha Pedro Isaías.

Cundano, já reconhecido pelo Movimento de Poesia, Arte e História “Gregorio Aguilar Barea”, agora expressa de maneira firme e decidida seus objetivos. Ele escreve não apenas para criar renome, mas para que seu nome seja lembrado de maneira única. “Escrevo para que meu nome seja reconhecido, não para ser lembrado como (Rubén Darío), pois algumas vezes, ao chegar a algum lugar, alguns amigos me chamam de Rubén Darío, menino. Na verdade, quero ser lembrado como (Pedro Cundano)”, enfatiza o poeta adolescente.

Além de sua obra já finalizada, Pedro Isaías tem outros livros em sua mente, sonhando em vê-los publicados. Um deles, intitulado “Traços para Chontaleñidad”, está atualmente em fase de ajustes finais. Nesta coleção de poemas, Cundano conduz o leitor por uma viagem pela cordilheira Amerrisque, abordando temas que incluem os mercadores de Juigalpa e o poeta Guillermo Rothschuh Tablada.

Vicenta Mendoza Centeno, mãe de Pedrito, destaca o empenho do filho nos estudos desde a pré-escola, onde se destacou como um aluno exemplar, alcançando a excelência acadêmica no ensino fundamental. Ela também revela o apoio dedicado à busca dos sonhos do filho, uma busca motivada por seu próprio desejo não realizado de estudar jornalismo e canto. Vicenta, que se dedica à venda de torresmo, tamales e outros produtos, lidera a comunidade cristã em seu bairro, Jorge Salazar, e alimenta o principal sonho de ver Pedro Isaías alcançar o sucesso no mundo literário.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.