Inspiração Vinicius Delmondes

Idosa de 93 anos conclui o ensino fundamental e teve a bisneta como professora: “Estou mais feliz”

Uma história comovente se desenrolou no Uruguai, com a protagonista sendo uma avó que, aos 93 anos, concluiu o ensino fundamental, tornando-se um notável exemplo de superação.

Assim como muitos avós em diversos países do mundo, Blanca Ida Saavedra não conseguiu terminar seus estudos devido às limitações socioeconômicas de sua família. No entanto, seu amor pela escola sempre permaneceu, e ela frequentou até o terceiro ano.

“Eram nove irmãos. Meus pais precisavam que trabalhássemos na fazenda. Eles nos enviaram em grupos, e nós trabalhamos até o terceiro ano, ajudando a plantar milho e a arar a terra”, lembrou Blanca em uma entrevista ao jornal uruguaio El País.

Segundo a avó, quando ia para a escola, precisava caminhar descalça por três quilômetros. Somente ao chegar à escola, podia calçar o único par de sapatos que tinha depois de lavar os pés em uma bacia.

Durante o tempo limitado que frequentou a escola, Blanca aprendeu a ler e escrever, habilidades que a ajudaram a fazer cálculos em casa, já que seu marido também não teve a oportunidade de frequentar a escola.

“Eu sonhava em ser professora, então fiz questão de estudar com meus quatro filhos. Uma de minhas filhas se tornou professora e inspetora, e minha bisneta também é professora”, compartilhou Blanca.

Nesse sentido, sua bisneta se tornou sua mentora, indo buscá-la em casa para irem juntas à escola, sendo uma valiosa fonte de apoio. A Sra. Blanca frequentava a escola três vezes por semana, pedindo aos professores que escrevessem letras e números em tamanho grande no quadro para que ela pudesse enxergar com clareza, devido aos problemas de visão associados à idade.

“Ela me pega, e nós vamos para a escola juntas. Ir três vezes por semana me faz muito feliz, me distrai, e minha mente não fica tão limitada”, afirmou com alegria.

A história da avó que concluiu o ensino fundamental aos 93 anos se tornou viral nas redes sociais, tornando-se um exemplo inspirador de que nunca é tarde para buscar conhecimento e realizar sonhos.

Depois de tanto esforço e dedicação, Dona Blanca se sente profundamente motivada pelas conquistas alcançadas em sua idade avançada.

Por fim, esta avó almeja continuar sua jornada educacional, planejando concluir o ensino médio aos 94 anos, realizando assim o sonho que teve que adiar devido às adversidades da vida.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.