Curiosidades Vinicius Delmondes

Mulher se forma aos 72 anos e vai cursar faculdade

Hoje, trazemos a inspiradora história de Maria Nascimento, de 73 anos, que, após interromper os estudos aos 10 anos, voltou a estudar recentemente e está prestes a entrar na faculdade.

Há oito anos, depois que seu marido faleceu, os três filhos de Maria a incentivaram a retomar os estudos. Determinada, ela voltou à escola, completou o Ensino Fundamental e, aos 72 anos, concluiu o Ensino Médio. Agora, Maria está se preparando para começar a faculdade de Psicologia.

Maria nasceu em Pernambuco e teve que parar de estudar na infância para trabalhar e ajudar seus pais. “A escola era muito longe de casa. Morávamos em uma fazenda e meu pai tinha que nos levar a pé. Saíamos de casa às 8h para chegar na escola às 13h e voltávamos tarde da noite,” relembra Maria.

Apesar das dificuldades, Maria sempre quis aprender, inspirada por seu avô, que estudou medicina e tinha uma farmácia. “Eu vivia com papel e lápis nas mãos. Gostava de brincar de ser professora e pedia aos meus pais para voltar à escola,” conta ela.

Aos 16 anos, Maria se casou e teve seu primeiro filho. A família mudou-se para Ouro Verde de Minas, em Minas Gerais, onde nasceram seus outros dois filhos. Após dez anos, mudaram-se para São Paulo, onde vivem há 35 anos.

Por muitos anos, o marido de Maria não queria que ela estudasse. “Meu marido não concordava que eu estudasse. No início, ele dizia que eu tinha que cuidar das crianças e da casa,” relembra Maria, que, criada para ser submissa, atendia às vontades dele.

Em 2017, aos 68 anos, Maria começou o primeiro ano do Ensino Fundamental pelo programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) e concluiu essa etapa aos 70 anos. Em 2021, completou o Ensino Médio e, atualmente, está fazendo um curso técnico em Recursos Humanos no CEU (Centro Educacional Unificado) Perus, enquanto se prepara para entrar na faculdade.

“Falavam que, quando eu chegasse no curso, onde teriam mais jovens, eles ririam de mim,” lembra Maria. Felizmente, a recepção foi acolhedora. “Ao me apresentar, contei para os professores e para a diretora sobre meu receio de que rissem de mim, e tanto elas quanto os outros alunos me acolheram.”

Maria agora vê um futuro promissor, certa de que nunca é tarde para realizar sonhos deixados para trás.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.