Animais Vinicius Delmondes

Homem ajuda bebê alce exausto a atravessar a rua e se juntar à mãe

Enquanto Andrea Bock dirigia seu carro por Clam Gulch, Alasca (Estados Unidos), o trânsito foi interrompido devido a uma mamãe alce e seu filhote tentando atravessar a estrada; mas, aparentemente, o filhotinho exausto lutou para passar pela grade, sem sucesso. Vendo que seu bebê não conseguia atravessar, a mãe alce foi ficando ansiosa e com o passar do tempo o trânsito se acumulou na estrada.

Andrea observou o que aconteceu e depois de esperar em seu carro por cerca de 20 minutos viu como o bebê alce tentou encontrar o fim da grade. Ele pôde presenciar toda a cena com certa angústia para o pequeno alce.

No Alasca, é comum encontrar pequenos grupos protegidos de alces e outros animais, então as pessoas tendem a dirigir com cuidado ao longo das diferentes estradas.

Andrea disse ao Dodo:

“O filhote se aproximou do fim da grade, mas a cada vez a mãe o carregava de volta para o centro, mais longe do fim. Acho que a razão pela qual a mãe continuava levando-o para o centro era porque era um bairro onde não havia carros.”

Outro motorista chamado Joe Tate também ficou preso no trânsito dentro de seu veículo quando estava voltando de uma pescaria com seus amigos. Ele pôde observar como a situação evoluía e decidiu intervir para reunir a mãe com seu bebê.

Andrea conta:

“Depois de quase 30 minutos andando freneticamente para a frente e para trás e a linha de tráfego ficando cada vez maior a cada minuto, um senhor da faixa de tráfego ao norte se aproximou e ajudou o filhote. Ele esperou pelo momento certo quando mamãe estava do outro lado da estrada. O tráfego bloqueou sua visão quando ele rapidamente agarrou o filhote e o colocou na grade com sua mãe.”

Nessas situações de alto estresse, um alce pode ser muito perigoso para os humanos, especialmente se os filhotes também estiverem por perto. Uma mãe alce ameaçada pode pisar ou chutar com todas as suas forças para proteger seus filhotes, então a coisa certa a fazer seria manter uma distância adequada. E embora interferir com a vida selvagem não seja apropriado, esta situação requer um pouco de ajuda.

Felizmente, Joe e seus amigos rapidamente elaboraram um plano para distrair a mãe alce, colocando um trailer na frente dela.

Andrea acrescentou:

“Na época, eu não sabia que os amigos haviam bolado um plano para bloquear a visão da mãe, então fiquei nervosa pelo cara. Achei que ele estava apenas esperando que a mãe ficasse fora de vista por tempo suficiente para que ele pudesse segurar seu bebê.”

Quando Joe finalmente chegou ao pequeno alce, o animal pareceu grato ao homem por sua ajuda; ele finalmente voltou para sua mãe e eles continuaram seu caminho juntos.

Joe disse em uma entrevista à KTUU:

«Foi calculado. Foi algo que analisamos e conversamos antes de fazê-lo. Funcionou da melhor maneira. E poderia ter dado errado e eu entendo e sei disso. Mas foi o melhor e valeu a pena o risco que corri.”

Com informação animalesqueridos

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.