Curiosidades Vinicius Delmondes
Homem abriu sozinho 8km de estrada para facilitar a ida dos filhos à escola
Até onde um pai iria para proporcionar uma vida melhor para seus filhos? No caso do indiano Jalandhar Nayak, ele foi capaz de construir uma estrada. Residente de um vilarejo isolado no leste da Índia, Nayak vive com seus filhos em um local sem infraestrutura básica, incluindo a falta de uma estrada para facilitar o acesso à escola.
Apenas a família de Nayak ainda reside no vilarejo, o que resultou na ausência de serviços essenciais. Observando a dificuldade que seus filhos enfrentavam diariamente, Nayak decidiu tomar uma atitude.
“Meus filhos encontravam muita dificuldade em percorrer o caminho estreito e pedregoso para ir à escola. Decidi, então, abrir um caminho pela montanha para facilitar a caminhada deles”, explicou Nayak.
Dois anos atrás, armado apenas com um cinzel, uma enxada e uma picareta, Nayak começou a trabalhar. Seu objetivo era reduzir o tempo que seus filhos levavam para ir e voltar da escola, que era de 6 horas no total, além de tornar o percurso mais seguro.
Durante esse período, Nayak conseguiu construir 8 quilômetros de estrada. Sua dedicação chamou a atenção da mídia local, e a história acabou chegando ao conhecimento do governo, que se comprometeu a remunerá-lo pelo seu esforço.
“Fiquei impressionada com o esforço e a determinação de Nayak para cortar a montanha e construir uma estrada”, comentou Brundha D., uma administradora local.
Além do reconhecimento, o governo prometeu continuar a obra. Nayak tinha a intenção de trabalhar por mais três anos para completar mais 7 quilômetros de estrada.
“O coletor distrital garantiu que a construção da estrada para minha aldeia será concluída”, disse Nayak.
A história de Nayak, um vendedor de vegetais de 45 anos, é comparada à de Dashrath Manjhi, um trabalhador de Bihar. Manjhi passou 22 anos construindo uma estrada através de uma montanha, reduzindo em 42 quilômetros a distância entre dois distritos. Ele tomou essa decisão depois que sua esposa se machucou ao tentar atravessar a montanha para levar-lhe o almoço. Sua história inspirou filmes e ele recebeu um funeral especial quando faleceu, em 2007.
Seja o primeiro a comentar!