Inspiração Vinicius Delmondes
Engenheira Queniana cria ‘tijolos de plástico’ 7 vezes mais fortes que concreto
Nzambi Matee é o nome da mulher por trás deste produto inovador que, além de apoiar o planeta reciclando toneladas de plástico, garante que é mais forte e resistente que os tijolos comuns.
“Nosso produto é cinco a sete vezes mais forte que o concreto (concreto).” Disse Nzambi que também criou a empresa Gjenge Makers que tem sede na capital do seu país, Nairobi.

Nzambi é especialista em ciências com vários anos de experiência trabalhando como engenheira industrial em uma empresa de petróleo no Quênia, mas quando percebeu os graves problemas que cercam a questão dos plásticos, decidiu se aposentar para iniciar seu empreendimento.
Nzambi afirmou estar “cansada” que o governo do seu país não tenha feito nada para resolver o problema da poluição plástica , pelo que tomou a decisão de contribuir com o seu grão de areia.

A engenheira começou a fazer os projetos para fabricar suas próprias máquinas em 2017, ela também afirmou que até hoje já reciclaram mais de 20 toneladas de plásticos.
Nzambi diz que a sua matéria-prima vem principalmente de grandes fábricas que lhe dão os plásticos gratuitamente e de outros recicladores que têm de pagar. Da mesma forma, assegurou que: “ Há resíduos que as indústrias não podem mais processar; eles não podem reciclá-los, esses são os que usamos .”

A fábrica recicla polietileno de alta densidade, usado em frascos de leite e xampu; polietileno de baixa densidade, frequentemente usado para sacos de cereais ou sanduíches; e polipropileno, que é usado para cordas, tampas flip-top e baldes.

Além de fabricar tijolos de excelente qualidade, o empresário gerou 112 empregos para recicladores de plástico , incluindo mulheres vulneráveis e jovens que antes não tinham esperança.
Não perca o vídeo de como esses novos tijolos são feitos
Seja o primeiro a comentar!