Curiosidades Animais Vinicius Delmondes
É oficial, a borboleta monarca agora é uma espécie ameaçada de extinção
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, a borboleta monarca entra para a “lista vermelha” e é classificada como espécie ameaçada de extinção.
Devido à atividade humana, a sobrevivência deste inseto voador está agora ameaçada, pois estima-se que sua população tenha diminuído em até 85 % desde a década de 1990.
No La Verdad Noticias partilhamos tudo sobre este problema ambiental que pode acabar por fazer desaparecer a borboleta monarca.
As borboletas monarca estão ameaçadas pela extração ilegal de madeira e destruição do habitat.
Todos nos lembramos que quando crianças era muito comum encontrar esses insetos voadores, independentemente do lugar, sempre podíamos desfrutar de suas belas asas e flertes esvoaçantes nas flores.
Apesar de ser uma das borboletas mais conhecidas do mundo, os especialistas temem que não haja população suficiente para manter essa espécie na Terra e evitar sua extinção.
Por isso, hoje, quinta-feira, a borboleta monarca, famosa por percorrer milhares de quilômetros a cada inverno, entrou na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção; suas maiores ameaças são as mudanças climáticas e a destruição de seu habitat.
Pelo fato de esse problema já ter sido observado, vários especialistas se puseram a trabalhar em projetos de preservação do habitat da borboleta migratória.
Além disso, após uma análise aprofundada, a extração legal e ilegal e o desmatamento para criar espaços para agricultura e desenvolvimento urbano destruíram grande parte do refúgio de inverno da borboleta no México e na Califórnia.
Além disso, o uso constante de pesticidas e herbicidas na agricultura é um perigo porque eles matam borboletas e serralha, das quais as larvas da borboleta monarca se alimentam; fazendo com que essas espécies morram desde muito cedo.
A população de borboletas monarcas diminuiu drasticamente.
De acordo com a IUCN, estima-se que a população de borboletas monarca tenha diminuído entre 22% e 72% na América do Norte nos últimos 10 anos.
A taxa de declínio é muito alta, despertando a preocupação dos especialistas, pois denota uma velocidade excessiva de extinção.
Outros especialistas mostraram que nos Estados Unidos a população de monarcas caiu entre 85% e 95% desde a década de 1990.
Esta espécie faz a migração mais longa do mundo , depois de passar o inverno boreal nas montanhas do centro do México, as borboletas vão para o norte, reproduzindo-se por milhares de quilômetros.
Enquanto seus descendentes chegam ao sul do Canadá iniciam sua jornada de volta ao México no final do verão boreal.
Os especialistas continuarão trabalhando em técnicas de conservação para evitar a extinção das borboletas-monarca.
Seja o primeiro a comentar!