Ciência Vinicius Delmondes

Cientistas acreditam ter encontrado evidências de universos paralelos

No século XIX, o filósofo William James propôs a chamada Teoria do Multiverso; que apontou que universos paralelos existem. Na época, parecia uma ideia maluca; no entanto, a humanidade está se aproximando de confirmá-lo.

Atualmente existem diferentes teorias dos multiversos; uma delas é a dos universos paralelos, o que indica que as dimensões coexistem em paralelo, ou seja, uma em cima da outra e ao mesmo tempo, de modo que nunca podem se encontrar.

No entanto, alguns cientistas acreditam ter encontrado evidências de um universo paralelo que colidiu com o nosso.

Em 2004, a NASA descobriu uma região do espaço mais fria do que o normal perto da constelação de Eridanus. Isso causou grande confusão entre a comunidade científica e logo eles começaram a investigar e dar suas teorias.

Eles o chamaram de “Ponto Frio” ou “Eridanus Supervoid”. É uma região enorme, com cerca de um bilhão de anos-luz de diâmetro, e incomumente fria.

No espaço, a temperatura depende da proximidade de uma estrela; como o nosso Sol, por exemplo. No entanto, a temperatura absoluta da radiação cósmica de fundo é 2,7° Kelvin; isto é, -270° centígrados.

A variação registrada pelo Cold Point foi de 150 microkelvins a menos, embora pareça muito pouco, na verdade representa uma enorme diferença de temperatura, além de abranger um espaço considerável. Por isso chamou a atenção de cientistas que declararam que algo incomum estava acontecendo.

A princípio, pensava-se que a região era mais fria porque continha dez mil galáxias a menos do que outras áreas semelhantes; ou que era um efeito de luz.

A explicação mais simples era que era simplesmente um vazio cósmico. Como o universo está se expandindo, haverá regiões onde a energia original do Big Bang será perdida.

Mas pesquisadores da Universidade de Durham, Inglaterra; Eles acreditam que esta é a primeira evidência do multiverso: Uma colisão entre dois universos, semelhante a um carro, que afetou nosso universo, causando um “dente” que é o Cold Spot.

Tom Shanks, astrônomo da Universidade de Durham, escreveu que “Basicamente, universos em colisão podem deixar uma distribuição ligeiramente anisotrópica de galáxias em nosso próprio universo. Um pouco como um acidente múltiplo na estrada.”

Outros cientistas sugerem que tal “deriva cósmica” poderia de fato deixar efeitos detectáveis; então Shanks acrescentou: “Se uma análise mais detalhada provar que este é o caso; então o ponto frio poderia ser tomado como a primeira evidência do multiverso.”

Ainda há muito por descobrir sobre esta região, cuja descoberta deixa mais perguntas do que respostas; no entanto, a ideia de que o Cold Spot é a prova de que existe um universo paralelo é simplesmente emocionante.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.