Curiosidades Vinicius Delmondes

A verdadeira história da espada do Rei Arthur: a espada de Montesiepi

Segundo a mitologia, a espada mítica do Rei Arthur, Excalibur, possui habilidades especiais. Por esse motivo, há de haver apenas um “escolhido” para retirá-la da rocha e usá-la para derrotar os inimigos.

Somente aquele que conseguir puxar a espada Excalibur da pedra poderá se tornar rei da Inglaterra, segundo a lenda.

Na verdade, de fato há uma espada que se encontra nesta mesma situação, cravada em uma rocha na Itália, em uma área onde o Império Romano se fez presente. Esta espada está cravada em uma pedra na Capela de Montesiepi na Toscana, e não, não foi Merlin, o Mago, que deixou ela lá, foi uma pessoa que você certamente não conhecia, o canonizado Galgano Guidotti.

Guidotti começou a ter visões após se dedicar totalmente às suas crenças. Em uma de suas visões, o Arcanjo Gabriel lhe disse para se desfazer de tudo o que tinha, Guidotti o respondeu afirmando que isso seria tão difícil quanto quebrar uma pedra ao meio. Para provar o que havia dito, o cavaleiro golpeou uma pedra com sua espada, e para sua surpresa, a lâmina atravessou a rocha com facilidade.

Logo depois desta experiência mágica, o cavalo teria levado Guidotti ao topo do monte que havia aparecido em suas visões. Após chegar ao local, ele se sentiu compelido a esculpir uma cruz na terra, mas não havia nenhum pedaço de madeira por perto, então ele enfiou sua espada em uma pedra. Uma capela foi feita ao redor da espada, onde permanece até hoje. Um ano após ter cravado a espada na rocha, ele faleceu. Essa história se espalhou por toda a Europa e foi o Papa Lúcio III que o declarou santo em 1185.

Mesmo não sendo totalmente verídico a lenda, a idade da espada é datada entre os anos 1000 e 1200 da nossa era.

Curiosamente, acredita-se que qualquer pessoa que seja impura e toque a espada, sofrerá terríveis acontecimentos, pois somente o “escolhido” poderá tocá-la. No momento, a espada está em exibição sob uma cúpula, não é permitido tocá-la em quase nenhuma circunstância.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.