Curiosidades Vinicius Delmondes

Ilha das cobras: é considerado o lugar mais perigoso do mundo e fica no Brasil

Ilha da Queimada Grande 

Seu nome é Ilha da Queimada Grande e fica a 35 quilômetros da costa brasileira, no meio do mar. É uma ilha que certamente ninguém quer pisar. Uma lenda local conta que o último pescador que ousou chegar muito perto de suas margens foi encontrado dias depois à deriva em seu barco , sem vida cercado por uma poça de sangue.

Por que a ilha das cobras é o lugar mais perigoso do mundo?

De fato, é perigoso pisar nela, tanto que as autoridades brasileiras declararam ilegal a visita a este local. O perigo da ilha está cimentado na forma de cobras, em particular a jararaca-ilhoa, uma espécie de víbora que é uma das mais perigosas do mundo.

Estes animais podem medir mais de um metro e meio de comprimento e acredita-se que existam mais de 3.000 exemplares desta espécie a viver só nesta ilha. O veneno das víboras é tão poderoso que um humano mordido por elas pode morrer em 1 hora se um antídoto não for administrado.

A “Ilha da Serpente” é desabitada, mas até o final da década de 1920 tinha uma população pequena. De acordo com os mitos locais, a família que cuidava do farol da ilha morreu devido a picadas de cobra que entraram em suas casas. Hoje em dia a marinha costuma visitar o farol periodicamente para fazer manutenção, além de fazer rondas para garantir que nenhum curioso se aproxime.

Ilha da Queimada Grande

Onde fica a Ilha da Queimada Grande?

A ilha fica a apenas 30 km de distância das praias de Itanhaém e Peruíbe, e mesmo sabendo que é perigoso e punível por lei visitar o local, este local ainda é um ponto chave para certas pessoas. O veneno da jararaca-ilhoa tem mostrado potencial para combater problemas cardíacos, razão pela qual tem sido procurado no mercado negro. Para alguns criminosos e cientistas ambiciosos , o dinheiro que podem ganhar capturando uma dessas cobras é atraente , apesar do perigo eles podem correr ao fazê-lo.

Por que existem tantas cobras nesta ilha?

Sem rodeios, atualmente é devido ao aquecimento global, por um lado, e à deriva continental natural, por outro. A Ilha das Cobras estava anexada ao Brasil, porém, devido à deriva continental dos últimos 10.000 anos, isso transformou essa massa de terra em uma Ilha, porém, existem cobras que sabiam nadar. Somado à deriva, a elevação do nível do mar devido ao aquecimento global fez com que as cobras optassem por não tentar atravessar a água, já que as correntes marítimas são mais fortes.

Por isso, esses animais acabaram isolados na Ilha da Queimada Grande e evoluíram de forma única ao longo dos séculos. Essas víboras não têm grandes presas, então desenvolveram venenos poderosos para poder caçar pássaros que se aproximam da Ilha.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.