Inspiração Vinicius Delmondes
Arquiteto africano é o primeiro negro a ganhar o “Prêmio Nobel de Arquitetura”
Diébédo Francis Kéré é um arquiteto de Burkina Faso, nação localizada na África Ocidental, que se tornou exemplo de superação, mesmo com todos os obstáculos e pespectivas negativas em torno de sua vida.
Ele ganhou nada mais nada menos que o Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2022 pela American Hyatt Foundation, aos 56 anos. Para se ter noção, o Prêmio Nobel de Arquitetura é a honraria mais prestigiada mundialmente quando se trata deste assunto. Além disso, Diébédo é o primeiro negro a receber a homenagem.
No entanto, a pessoa favorita para receber o prêmio não era Diébédo, mas sim o reconhecido arquiteto Sir David Adjaye, que criou o Centro Nobel da Paz em Oslo, na Noruega, assim como o Museu Nacional de História e Afro-Americanos.
“Você pode imaginar isso? Nasci em Burkina Faso , nesta pequena cidade onde não havia escola . E meu pai queria que eu aprendesse a ler e escrever de uma maneira muito simples, porque assim eu poderia traduzir ou ler suas cartas para ele”, disse Diébédo com um grande sorriso ao receber o prêmio.
Diébédo concentrou seus projetos na África, onde as suas estruturas são menos conhecidas. Diébédo recebeu a notícia de que seria o vencedor do prêmio com muita surpresa, pois não esperava sua vitória.
A inspiração principal de Diébédo para entrar no mundo da arquitetura foi porque teve que frequentar uma escola com 100 alunos em um clima extremamente quente.
“Era sempre muito quente lá dentr. E não havia luz, enquanto lá fora , a luz do sol era abundante e na minha cabeça, acho, um dia surgiu a ideia de que, como adulto, eu deveria fazer melhor. Estava pensando no espaço , na sala , em como posso me sentir melhor”, explicou.
Seja o primeiro a comentar!