Curiosidades Vinicius Delmondes
Pela primeira vez em 130 anos, Monte Fuji sem neve
Pela primeira vez desde 1894, o Monte Fuji, o ponto mais alto do Japão, se encontra sem neve no cume ao final de outubro, uma situação sem precedentes que evidencia os possíveis impactos das mudanças climáticas. Em 2023, a montanha já estava coberta de neve em 5 de outubro, mas neste ano, o calor fora do comum atrasou o fenômeno.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o topo do Monte Fuji deveria ter começado a receber neve em 2 de outubro, repetindo o padrão do ano anterior. Contudo, até o momento, nenhuma neve foi registrada.
Esse fato raro desafia a tradição visual da montanha, famosa por sua camada de neve constante, que varia ao longo do ano, mas raramente desaparece por completo. Especialistas apontam que a ausência de neve pode estar associada ao verão mais quente já registrado no Japão, com temperaturas entre junho e agosto 1,76°C acima da média histórica.
Além do calor recorde, a passagem de dois tufões pela região leste do Japão recentemente pode ter contribuído para o fenômeno, conforme apontado pelo Livedoor News via SoraNews24. Em altitudes elevadas como a do Monte Fuji, as condições climáticas são particularmente voláteis.
Mesmo com o cume ainda sem neve, algumas nuvens ao redor podem ser um sinal do retorno gradual da camada branca, à medida que as temperaturas começam a cair e a frequência de tufões diminui nos próximos meses.
Mas, afinal, quando o Monte Fuji voltará a ser coberto por neve? Segundo o site de previsão tenki.jp, operado pela Associação Meteorológica do Japão, existe uma chance de que a chuva prevista ao redor da montanha em 6 de novembro se transforme em neve no cume com a entrada de ar frio, possivelmente marcando a primeira neve do ano na manhã de 7 de novembro. A Weather News, outra agência especializada, também estima que a primeira nevada deverá ocorrer ainda em novembro.
Seja o primeiro a comentar!