A maioria dos fabricantes de produtos orgânicos desperdiça uma quantidade significativa de matéria-prima que poderia ser reutilizada. Ou seja, o setor responsável pelos resíduos pode ser melhorado e o desperdício pode ser reduzido.
Algumas pessoas que estão cientes disso decidiram visitar essas empresas e oferecer soluções para os problemas de resíduos orgânicos. Mas a ideia de dois ambientalistas da Costa Rica para ajudar o meio ambiente, chamou a atenção.
Daniel Janzen e Winnie Hallwachs, os cérebros por trás de uma invenção incrível, abordaram uma empresa de sucos em 1997 para apresentar uma ideia. Para ser possível, a emprega teria que lhes fornecesse resíduos que seriam despejados, de laranja, incluindo casca e polpa, bem como um pequeno terreno em que onde seriam descartados.
O objetivo era ver o que aconteceu com o lixo e como isso pode impactar o ecossistema.
A corporação consentiu e entregou a eles 3 hectares de terra, além de todo o lixo de laranja. O local em questão era uma área desmatada, mas limpa, onde foram descartadas mais de 12.000 toneladas de casca e celulose ao longo de um ano.
Após os resíduos serem despejados, o local foi “abandonado” por mais de uma década e os autores da ideia, Daniel e Winnie, deixaram o tempo e a natureza trabalhar. Antes de sair do local, a dupla colocou uma placa com letras amarelas para ajudar a localizar o no futuro, quando retornassem.
16 anos depois, eles retornaram ao local e a primeira coisa que fizeram foi procurar aquela placa, o que provou ser um esforço quase impossível, pois estava praticamente irreconhecivel. Eles passaram horas procurando pela bendita placa e, quando finalmente o localizaram, não podiam acreditar no que estavam vendo.
Conhecidencia ou não, o local que estavam era exatamente o que procuravam na floresta!
O que antes era um local seco e sem vida, agora se transformou em um lugar lindo com vegetação exuberante e solo rico em nutrientes. Além disso, os ambientalistas observaram uma diferença notável entre o local onde o lixo foi jogado e a propriedade vizinha: o primeiro tinha uma vegetação diversificada, mas o segundo tinha apenas uma espécie de árvore; isso é incomum e surpreendente.
“A vegetação do local era incrível, dava para ver um solo mais saudável, árvores enormes e fortes, além de espécies diferentes e tudo graças ao lixo que todos achavam inútil, mas mais de uma década depois, os resultados não foram acreditar”, comentou Janzen.
Inclusive descobriu-se que essa nova floresta é capaz de absorver 11 vezes mais CO2. Então, a ideia desses duas grandes mentes valeu muito a pena. Esse resultado inesperado levou à conclusão de que essa forma era uma estratégia fantástica para combater o aquecimento global.
Muitos tutores notam que seus cães os seguem constantemente pela casa — seja até o…
O WhatsApp anunciou uma mudança significativa nesta segunda-feira (16): a partir de agora, a aba…
E se as luzes dos vaga-lumes se apagassem para sempre? Pode parecer exagero, mas não…
Durante um voo, é comum o comandante fazer alguns anúncios, e às vezes, uma dessas…
Descubra por que falar sozinho pode melhorar sua memória, aumentar o foco e estimular a…
Em um feito extraordinário que desafia todas as expectativas, uma tartaruga gigante de Galápagos tornou-se…
This website uses cookies.