Curiosidades

As enigmáticas espadas italianas cravadas nas rochas

A história do Rei Arthur e sua lendária espada Excalibur, que ele sacou de uma rocha para demonstrar seu direito divino ao trono, é bem conhecida. Mas o que é ficção para os britânicos é um fato para os italianos, já que em uma abadia toscana em Montesiepi há uma espada cravada em uma rocha sólida.

A espada, da qual só se vê o cabo e alguns centímetros da lâmina, está hoje guardada na Abadia de San Galgano, na localidade de Montesiepi, a cerca de 30 quilômetros de Siena. Diz a lenda que Galgano Guidotti, um nobre toscano do século 12, cravou a espada na rocha após uma visão do arcanjo Miguel, pela qual ele renunciou à sua vida de violência e luxúria em favor de um pequeno eremitério para mais tarde se tornar um santo.

Nascido em 1148 na pequena cidade de Chiusdino, Galgano disse ter levado uma vida implacável em seus primeiros anos. Embora ele tenha se tornado um cavaleiro e treinado na arte da guerra, ele era considerado arrogante e levava uma vida de bandido, até que o arcanjo Miguel apareceu diante dele e lhe mostrou o caminho da salvação. Em sua visão, Galgano seguiu o arcanjo subindo a colina de Montesiepi, onde encontrou os doze apóstolos e Jesus. Após a visão, o cavalo de Galgano recusou-se a obedecer às suas ordens de retirar-se do local e foi sozinho para a colina real da visão de seu mestre. Convencido de que era um sinal, Galgano decidiu, ali mesmo, desistir de sua vida perversa.

Espada de San Galgano na ermida de Montesiepi (rotunda de Montesiepi).




Publicidade

Uma voz então lhe disse para renunciar a todas as coisas materiais, ao que Galgano respondeu que seria tão difícil quanto quebrar uma rocha. Para provar isso, Galgano desembainhou sua espada e a cravou no solo rochoso. Para sua surpresa, a pedra cedeu como manteiga e a lâmina perfurou a superfície dura. Galgano entendeu a mensagem e estabeleceu sua residência permanente naquela colina como um humilde eremita. Ele nunca deixou a colina, vivendo na pobreza, acompanhado por animais selvagens e ocasionalmente visitado por aldeões e monges.

De acordo com outra versão da história, Galgano queria fazer uma cruz no morro, mas, como não tinha madeira por perto, decidiu plantar sua espada no solo rochoso. Diz-se que a espada foi imediatamente fundida com a rocha inteira para que ninguém pudesse extraí-la.

Exterior da ermida de Montesiepi.




Publicidade

Por séculos, a espada foi considerada uma farsa. Mas depois de examinar a composição do metal, os pesquisadores afirmaram que os materiais eram “compatíveis” com a época em que a lenda foi ambientada. Um estudo do georadar revelou ainda que sob a espada existe uma cavidade, com cerca de dois metros de comprimento, que se acredita conter possivelmente o corpo do cavaleiro.

A espada de San Galgano cravada na rocha (Instagram).

Argumenta-se que a lenda de San Galgano inspirou as lendas medievais sobre o Rei Arthur e a espada Excalibur. A primeira história sobre o Rei Arthur sacando uma espada de uma pedra (ou mais precisamente de uma bigorna na pedra) parece ter aparecido nas décadas após a canonização de Galgano.

Fonte: destinoinfinito/clarin

Vinicius Delmondes

Recent Posts

Mulher afirma que não consegue emprego por causa de suas tatuagens

Atualmente, é bastante prevalente encontrar indivíduos com tatuagens; no entanto, ainda há preconceitos enraizados em…

3 horas ago

DJ Alok manda mais de 300 toneladas de alimentos, água, rações e materiais de limpeza para o RS

O famoso DJ Alok, com o apoio de várias corporações, mobilizou uma campanha de arrecadação…

1 dia ago

Após resgate no telhado, cavalo Caramelo passa bem e se recupera

O cavalo que causou alarme ao ser avistado preso no topo de um telhado em…

2 dias ago

Felipe Neto e Giovanna Ewbank se oferecem para adotar Cavalo Caramelo que foi resgatado no RS

Nas recentes enchentes em Canoas, Rio Grande do Sul, uma história de esperança chamou a…

3 dias ago

Cavalo Caramelo é resgatado com vida após 4 dias ilhado no Rio Grande do Sul

Em uma operação de resgate digna de manchetes, o cavalo batizado de Caramelo, que passou…

4 dias ago

Salgadeira trabalha na mesma empresa há 37 anos e não pretende se aposentar: “Ficar em casa cansa”

Maria Penha Silva de Jesus, conhecida como tia Mara, uma salgadeira de 72 anos que…

5 dias ago

This website uses cookies.