Curiosidades Vinicius Delmondes
Aprenda a plantar o alecrim com um único galho e água
Quem não ama o sabor e o aroma delicioso do Alecrim? Além de ser um delicioso tempero, ela é uma excelênte planta medicinal que ajuda a prevenir diversas doenças.
É uma planta nativa do Mediterrâneo reconhecida como arbusto e também muito utilizada como planta medicinal, na produção de produtos de higiene e beleza. Também é uma planta esteticamente muito bonita que você pode ter em sua casa e no artigo de hoje mostraremos como reproduzi-la para colocá-la na água.
Reprodução de alecrim
Para cortar um alecrim só precisamos de um alecrim adulto e a melhor época para o fazer é no outono ou no final do verão.
O que eu preciso?
uma jarra de vidro
Água
Alecrim adulto
tesoura ou faca
Passo 1:
Devemos encontrar um ramo do alecrim com o caule verde e cortá-lo na diagonal. O galho que cortamos deve ter pelo menos 15 cm de comprimento
Passo 2:
Em seguida, devemos colocar o ramo de alecrim que obtivemos em uma jarra de vidro cheia de água
Etapa 3:
Devemos retirar as folhas do galho do alecrim e deixá-lo repousar na jarra de vidro com água por uma noite inteira.
Passo 4:
O frasco de vidro com o ramo de alecrim deve estar perto de uma janela e se a água acabar deve enchê-lo
Etapa 5:
Depois de uma semana, o ramo deve florescer. Você pode não notar muitas mudanças ainda
Etapa 6:
E depois de 3 semanas ele vai começar a enraizar aos poucos e talvez começar a brotar. Este último processo pode demorar um pouco mais
Etapa 7:
Quando as raízes adquirirem aproximadamente 15 cm, será uma boa hora para transplantar para um vaso no solo e deixá-lo continuar a crescer de forma saudável
Etapa 8:
Para colocá-lo no chão você terá que fazer um buraco no chão e colocar as raízes lá. Se a terra cobrir alguma de suas folhas, remova-as para que possa crescer melhor
Como cuidar do meu alecrim?
O alecrim, como vimos anteriormente, é um arbusto com grandes propriedades medicinais e nutricionais. É por isso que é tão benéfico tê-lo em nossas casas. Seu cuidado é simples e você pode fazer isso muito bem seguindo estas etapas:
Luz
A luz ideal para o nosso alecrim é a luz direta, desde que não demore muitas horas. Embora o alecrim precise de muita luz, no verão é preciso protegê-lo um pouco mais, pois o sol, se lhe der muitas horas seguidas, pode queimar suas folhas. Nestes casos, você pode colocar uma meia sombra ou mover o arbusto.
Irrigação
Em relação à irrigação, o alecrim não precisa de muita água, pois costuma ter épocas de seca e outras épocas de chuva. Assim, regulando sua umidade e irrigação de modo que nunca inunde, mas que a terra não se rache com a secura, ficará perfeitamente bem.
Temperatura
O alecrim requer uma temperatura quente e temperada, embora tenha uma boa tolerância a temperaturas mais quentes e mais frias. Você deve cuidar de temperaturas congelantes, bem como de mudanças bruscas de temperatura. Mas é uma planta resistente que você pode obter facilmente.
Poda
A poda do alecrim é importante porque as suas folhas e flores tendem a secar -quando dá- e é necessário que tenha um crescimento saudável que a gente consegue com frequência.
Substrato
Este grande arbusto precisa que uma vez por ano – na primavera ou no outono – colocemos matéria orgânica nele (tanto carcaças de vermes quanto outro tipo de fertilizante orgânico).
Espaço
Se você tiver o alecrim no chão, não terá nenhum problema, mas se tiver o alecrim em um vaso, será necessário que o espaço abaixo dele tenha pelo menos 40 cm de profundidade, já que suas raízes costumam ser muito longas. Isso permitirá um crescimento forte e saudável.
Colheita
Para colher esta grande planta aromática, você terá que cortar pequenos ramos. Você pode até usar os que estão começando a secar ou os mais frios . Você pode então colocá-los para secar e usá-los como tempero seco ou adicioná-los em uma receita ou em uma máscara de cabelo ou rosto.
Seja o primeiro a comentar!