Curiosidades

Incluir as crianças nas tarefas domésticas melhora sua cognição e desempenho acadêmico, conclui estudo

A responsabilidade dos afazeres de casa ou tarefas domésticas não precisa ser, necessariamente, responsabilidade dos adultos, ou uma espécie de punição para as crianças.

Muitos pais fazem o possível para minimizar esse fardo para os filhos, que com certeza vão preferir jogar videogame, passar o tempo no celular ou ir ao parque, mas o fato é que o incentivo a essas atividades contribui muito desenvolvimento cerebral das crianças.

É o que diz um novo estudo publicado pela revista Australian Occupational Therapy, que mostrou que incluir crianças nas tarefas domésticas simples, como preparo de alimentos e limpeza da casa, podem ajudá-los a promover sua idependência, autonomia, desenvolvimento de habilidades motores, além de melhorar comportamentos pró-sociais e gerando maior satisfação com a vida.

A pesquisa foi baseada em um questionário que foi aplicado a mais de duzentos pais de crianças com idades entre cinco e treze anos. Os pais foram questionados sobre a participação dos filhos nas tarefas domésticas. Além disso, foi realizada uma avaliação do funcionamento executivo em lactentes para estimar a progressão dessas habilidades.

No fim, foi constatado que além dos benefícios que mencionamos acima, o desenvolvimento cognitivo das crianças foi positivamente beneficiado, principalmente no que se chama de funcionamento executivo, que é um conjunto de processos cognitivos ou habilidades mentais que estão associados à autorregulação, tomada de decisão e comportamento ou recursos que facilitam o alcance de metas, objetivos ou metas escolhidos.

Os pesquisadores descobriram que a maioria das tarefas domésticas precisa de autorregulação, atenção, planejamento e alternância entre tarefas, o que ajuda no crescimento do funcionamento executivo em crianças.

Resumindo, os pais podem ajudar no desenvolvimento cognitivo de seus filhos envolvendo-os em tarefas domésticas adequadas à idade, o que aumentará sua capacidade de realizar várias tarefas, fazer julgamentos sólidos, organizar seu tempo e energia de forma eficaz, concentrar-se, manter a atenção e o foco, bem como como melhorar sua aprendizagem geral e desempenho acadêmico.

Você pode ver o relatório completo do estudo em Australian Occupational Therapy

Vinicius Delmondes

Recent Posts

O que significa quando seu cachorro segue você para todos os lugares, de acordo com um veterinário

Muitos tutores notam que seus cães os seguem constantemente pela casa — seja até o…

5 dias ago

WhatsApp estreia anúncios e canais promovidos: entenda o que muda no aplicativo

O WhatsApp anunciou uma mudança significativa nesta segunda-feira (16): a partir de agora, a aba…

2 semanas ago

Vaga-lumes em perigo de extinção: cientistas alertam que podemos ser a última geração a vê-los

E se as luzes dos vaga-lumes se apagassem para sempre? Pode parecer exagero, mas não…

2 semanas ago

Esses são os códigos secretos que ninguém gostaria de ouvir durante um voo

Durante um voo, é comum o comandante fazer alguns anúncios, e às vezes, uma dessas…

2 semanas ago

Falar Sozinho Faz Bem? Psicólogos Explicam os Benefícios para Memória e Foco

Descubra por que falar sozinho pode melhorar sua memória, aumentar o foco e estimular a…

1 mês ago

Tartaruga gigante de Galápagos se tornou mãe aos 100 anos

Em um feito extraordinário que desafia todas as expectativas, uma tartaruga gigante de Galápagos tornou-se…

2 meses ago

This website uses cookies.