Nesta terça-feira (17), os brasileiros terão a chance de observar um eclipse parcial da Lua, que será visível em todo o país a partir das 21h41. Além desse evento celeste, uma “superlua” poderá ser apreciada logo em seguida, com seu auge previsto para as 1h47 da quarta-feira.
Para aqueles que preferem acompanhar o fenômeno à distância, existe a opção de assisti-lo ao vivo pela internet. O canal do Observatório Nacional no YouTube, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), fará a transmissão completa do eclipse.
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, formando um alinhamento que projeta a sombra do nosso planeta sobre o satélite natural. Essa sombra parcial encobre parte da superfície lunar, resultando no espetáculo visual.
Os horários previstos para o fenômeno são: início às 21h41, ápice às 23h44, e término às 1h47, já na madrugada de quarta-feira (18). Além do eclipse, a Superlua da Colheita será outro atrativo, destacando-se por sua luminosidade intensa e tamanho maior que o habitual.
Contudo, as condições meteorológicas podem interferir na observação do evento. Nuvens, chuvas e até mesmo a fumaça das queimadas em diversas regiões do Brasil e países vizinhos podem dificultar a visualização clara do eclipse.
As pirâmides são símbolos de engenharia e mistério, geralmente associadas ao Egito. No entanto, uma…
Com o Rio de Janeiro registrando temperaturas escaldantes acima dos 40°C, dois cachorros adotados por…
Os moradores de Itacajá, no nordeste do Tocantins, se surpreenderam com a descoberta de um…
Um momento carregado de emoção e ternura conquistou as redes sociais nesta semana. Em Belo…
Nas operações de monitoramento contínuo das 334 câmeras de segurança ao longo da BR-381, a…
ÁriesJaneiro será um mês promissor para você, Áries. Surpresas positivas devem surgir em sua vida…
This website uses cookies.