Nesta sexta-feira (21), ocorrerá um fenômeno lunar extremamente raro, conhecido como “a grande paralisação lunar”, que acontece aproximadamente a cada 18 anos e meio.
Este evento, também chamado de lunistício, ocorre quando a Lua atinge sua posição mais alta no céu, parecendo estar parada para os observadores na Terra.
Como isso ocorre?
A grande paralisação lunar acontece quando as inclinações orbitais da Lua e da Terra atingem seus máximos. Durante esse período, a Lua nasce no ponto mais a nordeste do horizonte e se põe no ponto mais a noroeste, resultando em um período prolongado em que o astro permanece visível no céu.
Esse fenômeno será particularmente especial nesta sexta-feira, pois coincidirá com a Lua Cheia, proporcionando uma visão ainda mais impressionante para aqueles que puderem observá-lo.
Infelizmente, o fenômeno não será visível diretamente do Brasil. No entanto, haverá uma transmissão ao vivo da grande paralisação lunar a partir de Stonehenge, o famoso monumento de pedras no Reino Unido.
Stonehenge tem uma profunda conexão com eventos astronômicos, e acredita-se que sua construção foi influenciada por grandes paralisações lunares, pois alguns de seus eixos se alinham precisamente com a posição da Lua durante esses fenômenos, segundo a English Heritage, a organização que administra o monumento.
Prepare-se para um espetáculo celeste único e raro, que só voltará a ocorrer daqui a quase duas décadas!
As pirâmides são símbolos de engenharia e mistério, geralmente associadas ao Egito. No entanto, uma…
Com o Rio de Janeiro registrando temperaturas escaldantes acima dos 40°C, dois cachorros adotados por…
Os moradores de Itacajá, no nordeste do Tocantins, se surpreenderam com a descoberta de um…
Um momento carregado de emoção e ternura conquistou as redes sociais nesta semana. Em Belo…
Nas operações de monitoramento contínuo das 334 câmeras de segurança ao longo da BR-381, a…
ÁriesJaneiro será um mês promissor para você, Áries. Surpresas positivas devem surgir em sua vida…
This website uses cookies.