Categories: Curiosidades

Fenômeno “Dedo da Morte” é gravado pela primeira vez, congela tudo em seu caminho

Um dos fenômenos subaquáticos mais estranhos da natureza ocorre nas regiões polares do planeta. Ocorre sob o gelo marinho e permaneceu quase desconhecido até ser capturado em câmera em 2011. Devido à sua capacidade de congelar organismos vivos, tem sido chamado de “dedos gelados da morte” (ou brinicles).

Visto pela primeira vez em 1960, é um assassino silencioso que congela tudo o que toca e, quando atinge o fundo do oceano, cria destruição, congelando tudo em seu caminho , incluindo criaturas como estrelas e ouriços-do-mar.

Como se forma um pingente

O sal e outros íons encontrados na água do mar, quando transformados em gelo na Antártida e no Ártico, são separados. Essa concentração de sais se acumula em fraturas e canais no gelo marinho que, naturalmente, sendo mais pesado que a água, cai no fundo do oceano.

À medida que afunda, os sais ultra-frios congelam a água circundante ao descer, dando origem a tubos de gelo brínicos que se assemelham a estalactites de gelo que chegam ao fundo do mar. Esse processo pode levar cerca de 12 horas.

Morte e destruição no fundo do oceano
Normalmente, quando a água é muito profunda, ou as correntes a quebram, o gelo não atinge o fundo do oceano. No entanto, se ele se formar completamente, quando atingir o fundo do mar, desencadeará morte e destruição.

Ao atingir o fundo do mar, o gelo, à medida que a água circundante congela, começará a se mover rapidamente pelo fundo, até atingir o ponto mais baixo possível, onde se acumulará, prendendo estrelas do mar e ouriços do mar e pequenos crustáceos. . Estes não conseguirão escapar da teia gelada que é tecida, pois são muito lentos. Desta forma, o solo torna-se um repositório de cadáveres e esqueletos de pequenos animais, que morrem presos pelo gelo.

Uma teoria sustenta que a vida pode ter se originado em brinicle
A vida na Terra poderia ter aparecido nas águas polares em torno das estalactites oceânicas, também conhecidas como ‘brinicle’ (de ‘sinal de salmoura’, pingente de salmoura) ou ‘os dedos congelados da morte’.

Em um relatório realizado por um grupo de cientistas, liderado por Bruno Escribano, do Centro Basco de Matemática Aplicada da Espanha, e publicado na revista ‘American Chemical Society’, conclui-se que os brinicles poderiam ter favorecido o aparecimento da vida em a Terra há bilhões de anos, assim como as fontes hidrotermais.

A esse respeito, afirmou: “Dentro desses compartimentos dentro do gelo, você tem uma alta concentração de compostos químicos. Você também tem lipídios, gorduras, que revestem o interior do compartimento.” Além disso, acrescentou: “Estes podem atuar como uma membrana primitiva, uma das condições necessárias para a vida.”

Neste vídeo impressionante você verá a formação de um “dedo da morte” ou “dedo de gelo” e sua busca pelo fundo do oceano na Antártida. Você verá a infeliz morte de todas as estrelinhas e ouriços-do-mar. O poder da Natureza em ação.

Vinicius Delmondes

Recent Posts

Empresário de 73 anos se casa com modelo de 30 anos e o relacionamento deles permanece forte

Quando o magnata portenho Eduardo Costantini e a modelo argentina Elina Fernández se encontraram, sua…

2 horas ago

Cachorrinha reencontra seus cachorrinhos que foram roubados e chora de alegria

Em uma tarde ensolarada, enquanto dirigia por uma estrada tranquila, Olena se deparou com uma…

23 horas ago

Humorista arrecada mais de R$ 3 milhões para ajudar desabrigados nas enchentes do RS

O humorista Eduardo Gustavo Christ, conhecido como Badin – O Colono, lançou uma iniciativa de…

1 dia ago

Inundação no Rio Grande do Sul atinge loja da Havan e fica quase submersa

A loja da Havan em Lajeado, RS, se tornou uma vítima da natureza implacável quando…

3 dias ago

Homem se muda para hotel 5 estrelas com tudo incluso porque é mais barato por mês do que aluguel e contas

Josh Kerr teve uma descoberta intrigante enquanto navegava por ofertas de férias online: uma estadia…

4 dias ago

Jovem reclama do trabalho no TikTok e é demitida logo depois

Ao utilizar o TikTok como plataforma para desabafar sobre suas frustrações profissionais, Carmen não esperava…

4 dias ago

This website uses cookies.