José Luiz Datena, apresentador de televisão e membro do PSDB, reconheceu que o resultado nas urnas no último domingo (6) foi abaixo do esperado, atribuindo isso à sua falta de experiência na política.
Logo após o fim da apuração, Datena não hesitou em criticar seu próprio desempenho: “Foi péssimo! Horrível! Muito abaixo da crítica”, afirmou ele, visivelmente desapontado.
Ao longo da campanha, o apresentador começou a refletir sobre o processo e sugeriu que mais preparo poderia ter feito diferença: “Se eu tivesse mais tempo para estudar política, você viu que eu fui melhorando”, declarou.
No comando do PSDB, antes mesmo de todos os votos serem contabilizados, Datena já conversava com a imprensa. Ele ficou na quinta colocação, com apenas 1,83% dos votos, atrás de nomes como Tabata Amaral (PSB) e Pablo Marçal (PRTB), além dos finalistas Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). O desfecho seguiu as previsões das pesquisas desde setembro.
Ao fazer uma análise de sua campanha, Datena lamentou não conseguir transferir para a política a persona que construiu na TV: “O apresentador de televisão não se encaixou. O cara que fala por horas, narra futebol e comanda programas simplesmente não conseguiu se transformar no político que esperavam.”
Mesmo com o fracasso, Datena afirmou que não pretende abandonar o PSDB, mas descartou a possibilidade de disputar novamente: “Nem tenho tempo e nem quero tentar novos cargos políticos, a menos que o partido precise de minha ajuda em campanhas de outros candidatos.”
Com a eleição encerrada, Datena já planeja suas próximas semanas: vai tirar férias e, logo depois, retomar o comando do “Brasil Urgente” na Band. Seu contrato atual vai até o fim do ano, com possibilidade de renovação.
Datena minimizou o impacto de seu embate com Pablo Marçal (PRTB), afirmando que isso não influenciou o resultado final. Apesar de começar a campanha com força, próximo de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), o apresentador admitiu que subestimou o desgaste que uma eleição pode causar.
Ao sofrer uma queda de saúde e ser internado no hospital Sírio Libanês para exames, ele perdeu ímpeto na campanha. Mesmo sendo aconselhado por sua equipe a intensificar sua presença nas ruas, Datena não seguiu essas orientações.
O crescimento de Pablo Marçal acabou prejudicando sua candidatura, mas Datena assumiu a responsabilidade por seus próprios erros. Ele reconheceu que teve dificuldades em comunicar suas propostas de forma clara e foi alvo de memes após gaguejar durante debates. Um dos momentos mais comentados foi quando ele arremessou uma cadeira em um ex-coach durante uma discussão.
O episódio da cadeira foi tão emblemático que um cartaz com o objeto e um agradecimento foi afixado na sede do PSDB em São Paulo.
Enquanto liderava as pesquisas, muitos exaltavam o poder de sua imagem na televisão, mas Datena confessou que seu desempenho no primeiro debate, na Band, foi como marcar um “gol contra”.
Mesmo com o apoio do público, que constantemente pedia para tirar selfies nas ruas, Datena evitava pedir votos diretamente. Em uma situação embaraçosa, quando uma mulher perguntou seu número de campanha, ele teve que confirmar com seu vice, José Aníbal: “É 45, né, Zé?”
Nos 50 dias de campanha oficial, Datena realizou apenas 28 compromissos de rua, bem abaixo dos números de seus adversários. Guilherme Boulos esteve em 105 eventos públicos, enquanto Ricardo Nunes participou de 94 atividades durante o mesmo período.
No sábado que antecedeu a eleição, enquanto seus adversários caminhavam com grandes apoiadores como Tarcísio de Freitas, Lula e Geraldo Alckmin, Datena optou por permanecer em casa, já prevendo o resultado desfavorável que viria a ser confirmado no domingo.
As pirâmides são símbolos de engenharia e mistério, geralmente associadas ao Egito. No entanto, uma…
Com o Rio de Janeiro registrando temperaturas escaldantes acima dos 40°C, dois cachorros adotados por…
Os moradores de Itacajá, no nordeste do Tocantins, se surpreenderam com a descoberta de um…
Um momento carregado de emoção e ternura conquistou as redes sociais nesta semana. Em Belo…
Nas operações de monitoramento contínuo das 334 câmeras de segurança ao longo da BR-381, a…
ÁriesJaneiro será um mês promissor para você, Áries. Surpresas positivas devem surgir em sua vida…
This website uses cookies.