Curiosidades

Caverna com cristais de gelo gigantes é descoberta, chama-se “Naica” e é uma maravilha da natureza

A natureza nos surpreende com praias de areia preta, montanhas de sete cores e mar azul turquesa, mas as profundezas da terra também guardam seus tesouros.

Como as cavernas de uma mina localizada no sul do estado de Chihuahua onde existem enormes formações minerais de selenita, também chamadas de pedra da lua por sua cor, brilho e transparência. Alguns dos cristais têm até 12 metros de comprimento e são encontrados a cerca de 300 metros de profundidade, uma maravilha escondida da natureza!

A mina Naica, descoberta em 1794 e cuja exploração formal começou em 1900, foi fechada em 2015 devido a uma enchente. Por muitos anos, metais como prata, zinco e chumbo foram extraídos da mina, e é nessa mina que foram descobertas as cavernas que abrigam as gigantescas formações de minerais seleníticos.

A caverna foi encontrada no ano 2000 pelos espeleólogos Eloy e Javier Delgado, que trabalhando nas profundezas da mina, encontraram uma câmara repleta de cristais de grande tamanho e peso, alguns dos quais atravessavam o espaço do chão ao teto. Foi a partir dessa descoberta que foi chamada de Cueva de los Cristales, posteriormente foram localizadas outras cavernas com formações minerais, entre elas a Cueva de las Espadas ou também conhecida como Cueva de las Velas.

Como esses megacristais foram formados?
Algumas pesquisas sugerem que as estruturas originais que deram origem aos cristais se formaram há milhões de anos . A sua formação deveu-se a condições especiais que raramente ocorrem e que só a natureza foi capaz de criar.

Devido à alta temperatura e umidade no interior das cavernas, a anidrita presente em grande quantidade nas rochas foi transformada em gesso que cristalizou lentamente até se tornar selenita, que é uma das mais belas e cristalinas variedades do gesso .

A temperatura nas partes mais profundas das cavernas é de 45°C, mas pode chegar a 50-60°C e a umidade fica entre 90% e 100%, condições extremas devido ao fato de a mina estar localizada em fontes termais que são aquecida por uma camada subterrânea de magma.

Essa reação se repetiu por muito tempo dentro das cavernas, o que junto com o isolamento da caverna, permitiu que as estruturas cristalinas aumentassem de tamanho, até se tornarem estruturas cristalinas colossais semelhantes a espadas.

Sem dúvida um dos lugares mais interessantes para descobrir

Agora que você sabe, inspire outras pessoas compartilhando essa beleza da natureza.

Vinicius Delmondes

Recent Posts

Garotinho passa 3 minutos inteiros dizendo ao pai que o ama e vídeo viraliza: “Eu te amo”

O vínculo entre pai e filho transcende fronteiras linguísticas e culturais. Isso fica evidente em…

1 dia ago

Você não vai resolver esse exercício mental em 12 segundos: Quer tentar?

Confesso que sinto um certo nervosismo ao encarar desafios matemáticos. A pressão do tempo sempre…

1 dia ago

Florinda Meza compartilha fotos inéditas da sua juventude: “Era a mulher mais bonita do mundo”

Florinda Meza, conhecida carinhosamente como a esposa do amado comediante Roberto Gómez Bolaños, compartilhou uma…

1 dia ago

Sonda detecta “aranhas” na superfície de Marte

Recentemente, a NASA compartilhou uma descoberta intrigante: um de seus ônibus espaciais aparentemente flagrou "aranhas…

1 dia ago

Mulher se arrepende de fazer tatuagem de abacaxi de cabeça para baixo após descobrir o significado

A popularidade das tatuagens está em ascensão, oferecendo uma vasta gama de designs, desde os…

2 dias ago

Anderson Leonardo, do grupo ‘Molejo’, morre aos 51 anos após luta contra o câncer

O cenário musical lamenta o falecimento de Anderson Leonardo, líder vocal do renomado grupo Molejo,…

3 dias ago

This website uses cookies.