Categories: Curiosidades

Casal larga tudo e viaja pelo Brasil de bicicleta com gata de estimação que resgataram na estrada

Um casal decidiu abandonar a rotina convencional em busca de uma aventura singular: viajar de bicicleta pelo país. O que começou como um mero sonho tornou-se uma realidade concreta para Jander Gonzaga, 30 anos, natural de Uberlândia (MG), e Maria Isabel, 23 anos, oriunda de Natal (RN).

Nas suas pedaladas pelo estado do Tocantins, passando por localidades como Miracema, Lajeado, Palmas, Porto Nacional, Silvanópolis, Natividade, Conceição do Tocantins, Taguatinga, Taipas, Aurora do Tocantins e pelas Serras Gerais, o casal compartilhou sua experiência em uma entrevista para o Jornal do Tocantins, detalhando os desafios e as recompensas dessa jornada.

Juntos há nove anos, Jander e Maria Isabel deixaram para trás suas antigas ocupações em Uberlândia: ele, motorista de ônibus urbano, e ela, contratada para a limpeza dos transportes, uma tarefa vital, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Sua primeira grande viagem foi um mochilão que os levou de Uberlândia até a fronteira com o Equador, nos anos de 2019 e 2020.

Denominada “Sonho de Neve”, a expedição teve início durante a pandemia, mas foi interrompida em setembro de 2020, em Monte Alegre do Goiás, devido às restrições sanitárias. “Vendemos as bicicletas e retornamos a Uberlândia, onde permanecemos por dois anos. Durante esse período, planejamos retomar nossa jornada, adquirimos novas bicicletas e reiniciamos nossa viagem em janeiro de 2023”, explica Jander.

Embora afirmem percorrer cerca de 40 km por dia, o casal não estabeleceu uma meta fixa, preferindo absorver a experiência, explorar novos locais e vivenciar momentos enriquecedores ao longo do caminho.

Uma adição inesperada à sua jornada foi Melly, uma gata que encontraram à beira da estrada na Paraíba, em agosto de 2020, e decidiram adotar. Além de se tornar uma companheira inseparável, Melly facilitou a criação de novas amizades nas cidades que visitam.

“Encontramos Melly em uma caixa na beira da estrada na Paraíba, resgatamos e decidimos levá-la conosco até a próxima cidade. A transportamos dentro de nossas roupas, e quando chegamos lá, não tivemos coragem de deixá-la para trás”, relata Jander.

Além de Melly, o casal carrega consigo duas barracas, um computador, fogões, utensílios de cozinha, uma mesa e ferramentas essenciais para viver sem um lar fixo e garantir algum conforto durante as noites na estrada.

Utilizando as redes sociais como uma ferramenta para inspirar outros e compartilhar sua rotina nas estradas, o casal já percorreu mais de 10 mil quilômetros em um ano e quatro meses de viagem. Atualmente, encontram-se em Alto Paraíso (GO).

*Morgana Gurgel é estagiária do programa Jornal do Tocantins e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob a supervisão de Vilma Nascimento.

Vinicius Delmondes

Recent Posts

Tartaruga gigante de Galápagos se tornou mãe aos 100 anos

Em um feito extraordinário que desafia todas as expectativas, uma tartaruga gigante de Galápagos tornou-se…

1 dia ago

Pirâmide misteriosa com mais de 2.000 anos foi descoberta no deserto da Judeia

As pirâmides são símbolos de engenharia e mistério, geralmente associadas ao Egito. No entanto, uma…

2 semanas ago

Cachorrinhos apaixonam as redes ao serem vistos tomando banho no balde em posto do Rio

Com o Rio de Janeiro registrando temperaturas escaldantes acima dos 40°C, dois cachorros adotados por…

2 meses ago

Mulher encontra jabuti que sobreviveu 10 anos soterrado ao trocar piso de casa

Os moradores de Itacajá, no nordeste do Tocantins, se surpreenderam com a descoberta de um…

2 meses ago

Mãe de 98 anos faz surpresa e marca presença na festa de aniversário da filha de 80

Um momento carregado de emoção e ternura conquistou as redes sociais nesta semana. Em Belo…

3 meses ago

Canários-da-terra ‘rouba a cena’ em filmagens de monitoramento do trânsito na BR-381

Nas operações de monitoramento contínuo das 334 câmeras de segurança ao longo da BR-381, a…

4 meses ago

This website uses cookies.