Na manhã desta terça-feira (17), uma baleia-franca foi flagrada na Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. O momento foi capturado em vídeo pelo fotógrafo Bruno Farias, proporcionando um registro raro e impressionante (veja o vídeo abaixo).
Tradicionalmente, setembro é reconhecido como o “mês das baleias-francas” devido ao aumento expressivo de avistamentos dessa espécie ao longo da costa. No litoral centro-sul de Santa Catarina, essas baleias são frequentemente vistas, especialmente na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, sob a gestão do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Um levantamento aéreo realizado também nesta terça-feira (17) revelou a presença de quase 200 baleias-francas nas águas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os indivíduos avistados, quatro filhotes albinos se destacaram.
A migração dessas baleias, que partem da Antártida em direção ao litoral brasileiro, é motivada por razões reprodutivas. Segundo o ProFranca/Instituto Australis, o litoral catarinense é um dos principais destinos, servindo de refúgio para o acasalamento, nascimento e alimentação dos filhotes. As áreas escolhidas para reprodução são geralmente caracterizadas por águas tranquilas e rasas, o que oferece maior segurança contra predadores.
Embora a migração anual dessas baleias ocorra oficialmente entre julho e novembro, os primeiros avistamentos de 2024 começaram mais cedo, ainda no final de maio. O primeiro registro foi feito na Praia de Ibiraquera, localizada em Imbituba, no sul de Santa Catarina.
Muitos tutores notam que seus cães os seguem constantemente pela casa — seja até o…
O WhatsApp anunciou uma mudança significativa nesta segunda-feira (16): a partir de agora, a aba…
E se as luzes dos vaga-lumes se apagassem para sempre? Pode parecer exagero, mas não…
Durante um voo, é comum o comandante fazer alguns anúncios, e às vezes, uma dessas…
Descubra por que falar sozinho pode melhorar sua memória, aumentar o foco e estimular a…
Em um feito extraordinário que desafia todas as expectativas, uma tartaruga gigante de Galápagos tornou-se…
This website uses cookies.