Inspiração

A avó materna é a figura do amor mais puro que pode existir

A avó materna é a figura do amor mais puro que pode existir

As avós maternas são os sinais mais óbvios da existência do amor puro. Elas não lutam com o papel de autoridade com que nós, mães, lidamos.

As avós tornam-se cúmplices das travessuras dos pequenos e muitas vezes não conseguem dar-lhes uma resposta “não”.

 Publicidade

As avós maternas adoram passar o tempo com os filhos: em casa uma noite dando banho, dando leite, contando ou cantando canções para fazê-los dormir. Da mesma forma, amam os passeios que podem dar com os netos no parque, seja a pé ou a empurrar o carrinho, enquanto partilham um doce lanche.

São as mulheres ideais, para encher aqueles bebês de beijos e também ensinar-lhes uma canção ou uma dança talvez, sem nenhum tipo de regra. As Avós, lhes ensinam que não devem se preocupar e nem se importar com o que os outros pensam delas, elas sempre enfatizam que o mais importante de tudo é que a felicidade das crianças esteja em primeiro lugar.

Para as mães, todas essas coisas são rotineiras e às vezes até chatas. Mas, quando você é avó, o panorama muda, essas rotinas com esses pequenos tornam-se experiências inesquecíveis e eles não estão dispostos a perder nada. Eles sabem que cada dia é um presente que devem aproveitar com os netos.

Obrigado a todas essas avós, que tornam os dias dos nossos filhos únicos e especiais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

152 Comentários

  1. Zenaide Menezes disse:

    Concordo. Porem, só nao entendi o porque citar a avó materna se a avó paterna tambem ama incondicional tambem.

    • Cátia disse:

      Concordo com vc ! Avó materna ou paterna , o amor é igual

    • Rosi santos disse:

      Também não entendi

    • Milene disse:

      Eu TB não entendi. Sou avó paternidade e sinto que gerei meus netos mais que a minha nora! Quem escreveu este texto deve ter problemas com a sogra, só pode!

      • Line disse:

        Se você sente que “gerou seus netos” você precisa é de análise pra tratar essa loucura, psiquiatra nesse caso. Quem gera um filho é a mãe, sua nora não dividiu o filho ao meio no útero de vocês. Vá se tratar urgente!

      • Melocas disse:

        Eu sou avö materna e paterna, não acho bem ser sö a avó materna a amar

      • Kah disse:

        Talvez o erro esteja justamente em vc falar q sente q gerou MAIS do q a própria nora. Vc já se coloca numa posição de superioridade em relação a ela. Por isso muitas noras não concordam com as sograd

        • Suelen disse:

          Concordo, essa frase “Gerei mais do que minha própria nora” isso foi bem estranho! Eu sempre fui apegada demais a minha filha, minha sogra reclama que não pode participar da vida da neta, uma coisa é participar outra coisa é querer dar pitaco 24 horas, querendo tomar frente, te desmerecendo como mãe o tempo todo falando que você não sabe, procurando doença na bebê toda hora.. eu tive filha pra mim e não pra ser barriga de aluguel ninguém! Minhas filhas, minha regras e quem cria sou eu

          • Jack Ventura disse:

            Eu sinto como se fosse eu quem tivesse gerado minha neta, a mãe dela abodonou ainda bebê, eu quê estou educando e amando, amo mas que tudo no mundo, depois de 4 filhos crescido eu não estava preparada para começar tudo de novo, mas estou sendo a mãe que ela não tem, portanto avós podem se sentir sim mães dos seus netos, até porque ser avó e ser mãe duas vezes.

          • Marta disse:

            Concordo plenamente com você!!! Falou tudo !!!

        • Raquel disse:

          Amem seus netos, seus filhos, seus bisnetos, a vida é um presente, e quando menos se espera……….já acabou ❤️

      • Michele disse:

        A por favor né quem tem problemas é vc de sentir que gerou seus netos mais que sua nora! Se coloque no seu lugar de avó! Avó não é mãe!
        O texto realmente não deu pra entender o amor de ambas acredito que seja igual! Mais nao maior que o da mãe! Que gerou!!

      • V disse:

        Como assim gerar os netos mais que a nora?? Santo Deus, mãe é mãe por isso é que mãe só há uma e avó há duas ou mais, porque mãe e pai não se compara com nada nessa vida, amor de mãe é o amor mais puro do mundo, foi o nosso corpo que gerou aquele ser, foi o corpo da mãe que lhe deu vida e é o coração da mãe e do pai que pulsa de emoção e de amor com cada passo, é um bocado dos dois naquele pequeno ser. Avós são importantes sim mas nunca se comparam com a mãe ou com o pai cada um no seu galho, amo minha avó mas minha mãe é Uma das partes mais importantes da minha vida, só perde para o meu filho que é o amor da minha vida, mas tudo o que sou agradeço minha mãe, que me carregou durante 9 meses e que me deu colo sempre que necessário e ainda hoje mesmo após eu ser mãe carrega as minhas lágrimas e sorrisos como se fosse dela, partilha minhas alegrias e tristezas e ama meu filho, não como ama a mim que sou filha, mas como se ama um neto. Discordo que avó é mãe duas vezes, volto a repetir mãe só há uma a que cria e dá amor incondicional, avó é avó e também tem o seu papel só nunca se compare com a mãe da criança, é uma guerra que vai comprar, são lágrimas, raiva e rancor que vai encontrar e uma família que vai destruir. Ser avó tem as suas vantagens pode mimar sem se arrepender e amar muito e cuidar, mas é na mãe ou no pai que se recarrega as energias e o colo que tudo cura e nos dá o mundo. Se não consegue tomar seu lugar como avó e pensa ser mais do que sua nota peço imensa desculpa mas procure ajuda profissional, a isso chamasse relação tóxica e pode traZer muita dor na sua vida, na vida da sua nora, na do seu filho e principalmente trazer consequência na sua relação com o seu neto e na relação entre filho e pais. Pois não sou avó mas sou neta e sei que se a minha avó tivesse errada e fizesse a minha mãe sentir-se menos, inferior e fizesse mal ao psicologico da minha mãe, eu poderia não reparar em pequena mas quando fosse maior tomaria a dor da minha mãe e iria querer proteger a minha mãe até ao fim do mundo por muito amor que tivesse a minha avó a minha relação nunca voltaria a ser a mesma

    • Luciana disse:

      Concordo com vc sou avó Paterna e amo demais meu neto pena que a mãe não me deixa curtir meu neto como ela deixa a mãe dela

    • SELMA agle disse:

      Em parte tem razão. a avó paterna às vezes, são colocadas de lado porque normalmente a mãe do bebê prefere estar com seus pais. Hoje já mudou bastante isso, porém, ocorre com muita frequência.

    • Márcia disse:

      Boa pergunta, será que acham q as vós Paternas amam menos

    • Madalena disse:

      Também sou dessa opinião. Por que citar avó materna. Como se não fôssemos avós também

    • Jac disse:

      As vezes a nora ,não deixa!

      • Maria Lourdes Alexandre disse:

        Que tristeza. Então e onde fica o amor da avó paterna??? Não concordo. Quem escreveu o texto deve ter um complexo qualquer…☹

    • Shirlei disse:

      Concordo plenamente com vc,sou vó paterna e Amo tanto quanto a materna.

    • lucia sbart disse:

      Verdade.

    • Mariluci Camargo Bittencourt Dias disse:

      Concordo com vc sou avó materna e amo incondicionalmente minha neta

      • Mera Lúcia disse:

        Concordo, avó materna ama+se preocupa+deixa de fazer coisas pra elas , pra fazer para os netos,a avó materna não desmarca uma manicure,a materna adia até consulta pra ajudar a filha,a paterna não

    • Ilda Pedrozo de Andrade disse:

      Talvez eles chamam de avó materna, aquela que se realiza com a maternidade, se identificam, colaboram, pois existem avós que não são nada maternas, não querem tanto envolvimento e proximidade com os netos, temendo que vire rotina obrigatória. Preferem um carinho num dia, mais um carinho dali a uns dias, mas colocam em primeiro lugar, seus próprios compromissos.

    • Rosilene Aparecida de Moura Nascimento disse:

      Também fiquei super chatiada porque eu tenho 3 filhos homem como vou ser avo materna esse link serve para dar confusão entre família odiei

    • Lourdes Vassoler disse:

      Verdade amo muito minha neta e temos muitas cumplicidade achei o artigo meio querendo isolar as avos paternas affff

    • Sueli Ester de Andrade disse:

      Concordo plenamente, tanto quanto ..

    • Jussára De Pizzol disse:

      Verdade!

  2. Leony Poletto Tavares disse:

    Gostaria de saber porquê só as avós maternas são importantes??Tenho 4 filhos,Tenho 7 netos e sempre cuidei e curto muito todos meus netos.Tenho um vínculo muito grande c eles.Nao é porque tu não tens filhas,que vai ser menos avó é menos importante p teus netos.Fazemos as mesmas coisas q as avó faz pelos netos.Materia muito sem noção.

  3. Rosangela Ribeiro disse:

    Por que só a vó materna é o amor mais puro que pode existir? Assim estão enfatizando que o amor da vó paterna não é importante? Não entendi mesmo essa matéria! Sou avó paterna com um amor imenso e incondicional por meus netos! Fiquei triste ao ler isso… porque sou avó paterna e acredito que o título deveria ser as avós,e não somente a materna!

  4. Simone disse:

    Concordo plenamente. A avó materna tem ligação total pq é filho, filha, da sua filha e isso já vem do útero, do gene, q passa de mãe pra filha. Sim isso é totalmente comprovado cientificamente.

  5. Meire Lúcia disse:

    sò quando somos Vovó apredemos a ser País… que o AMOR podemos transformar o NÃO em SIM. Amor incodicional…. vc dá a vida por um pequenino NETINHO.

  6. Maria kuchel disse:

    Por acaso o amor de uma vó paterna pode ser diferente do amor da vó materna? Totalmente descabida esta colocação

  7. Maria kuchel disse:

    Por acaso o amor de uma vó paterna pode ser diferente do amor da vó materna? Totalmente descabida esta colocação

  8. Erny Assolin disse:

    De acordo do MATERNA pois sou vó paterna e amo minha neta como ninguém ela é a razão de meu viver .
    Depois que ela nasceu eu removeu 20 anos em idade mental.

  9. Paty Castro disse:

    Lindo, mas discordo quando cita avó materna, tive uma avó paterna tão maravilhosa quanto a materna! Avós são anjos e não importa se que lado são

  10. Mônica disse:

    Sou avó PATERNA e cuido do meu neto com todo amor do mundo! Muito triste ver uma matéria como esta.

  11. Jaza Pereira dos Santos disse:

    Não entendi porque só as avós materna,tenho 4 netos 3 de uma filha e 1 do meu filho mais velho ou seja meu primogênito e não vejo nenhuma diferença entre meus netos assim como não vejo diferença entre meus filhos, essa matéria é sem sentido pois os filhos de um filho são iguais aos de uma filha afff que coisa mais besta

  12. Eva Vicente disse:

    Anei ..quero resebe mais sobre avós

  13. Janete Ana taborda disse:

    E as avós paternas não??????

  14. Viviane Kiaulenas de Andrade disse:

    Amei seu texto e entendo o pq de se colocar avós maternas… As vezes existe um sentimento de disputa com a avó paterna. Pelo simples motivo da mãe ter mais privacidade, mais sintonia com a própria mãe. Não significa que a avó paterna não ame, é só um pouco diferente a maneira de olhar….

    • Davi Azevedo disse:

      Posso estar errado, mas pelo desenrolar do texto, parece que o autor interpreta avó materna não como a mãe da mãe das crianças, mas a avó que convive com os netos e acaba sendo uma segunda mãe.

      • Loiva disse:

        Sim tbm!elas tem mais liberdade de abusar do amor e carinho que suas mães sentem,pra fugirem da responsabilidade kkkk que lindinha fica com eles,mamãe?vou no shopping

  15. Elizabeth Cruz disse:

    AVÓ é a figura do amor mais puro que pode existir! Materna ou paterna, não importa. Só quem tem o privilégio de ser avó conhece esse sentimento e essa felicidade! Gratidão por ser avó de dois netos, lindos e espertos (claro), o mais velho do meu filho e o mais novinho da minha filha.

    • Rosilene Aparecida de Moura Nascimento disse:

      Essa matéria quem fez ela nem pensou no que estava fasendo so pide que esrava de mente vasia ou tem a mente fraca pra faser isso quem bao tem filha nao tem amir aos netos odiei

  16. Rosana Pongelupe disse:

    Amei ser avó, tenho 2 netos lindos e com certeza eu vou ensinar e aprender muito com eles. Curto muito cada um deles Amo❤❤

  17. Ana disse:

    Entendo, mas não concordo pq só as avós maternas tem esse amor por seus netos. E as paternas são incessiveis e não amam? Amo meu neto e farei por ele o que for preciso pra vê-lo bem, feliz e protegido. Talvez quem escreveu não se dá bem com a sogra.

  18. Ana disse:

    Concordo que avós maternas amam seus netos, porém avós paternas amam na mesma intensidade. Amo meu neto e faço por ele o impossível pra o seu bem estar e proteção. Acredito que quem escreveu não se dá bem com a sogra. Tenho um casal de filhos. Então vou amar mais o filho da minha filha do que do outro?

  19. Vera Lucia Lotufo Varalla. disse:

    “”a avó materna é a figura do amor mais puro que pode existir “”Gostaria de saber baseado em que vcs fizeram esta afirmação.Postagem indelicada de total falta do que fazer.Gostaria de uma explicação,obrigada

  20. Luzia mariano disse:

    Não concordo! Acho que o título deve ser mudado, avós maternas Não! Avós pois sou avó paterna e amo os meus netos faço tudo por eles, são minhas paixões!!

  21. Ana Bulla disse:

    Ser avó tanto materna quanto paterna é receber um presente de DEUS!
    Amor de neto se conquista com carinho, dedicação
    Não se disputa
    Sou avó paterna, meus netos são minhas jóias raras.

  22. Eu disse:

    Só não gostei da vó materna ,sendo q sou vó tanto materna e pareterna, meu amor por eles é igual

  23. Julia disse:

    Devemos deixar claro, pra quem não tem informações sobre Mães narcisista, pais tios familiares tóxicos.. criamos uma ideia que toda família é perfeita, quando acontece algo que nos faz afastar de uma mãe “Avó ” nos sentimos culpados pq a sociedade impõe que devemos honrar pai, mãe e etc… Com muita dor sinto informar que existe avós que não são tão boas como o mundo acha que são… mães que fazem mal para os filhos e para netos… Devemos sempre estar de olho.

    • Andreia disse:

      Concordo! Essa mania de romantizar tudo e tornar as famílias um comercial de margarina, existem famílias cheias de amor. Mas existem muitas famílias com inúmeros problemas, nem um pouco saudáveis emocionalmente.

  24. Alana disse:

    Bom no meu caso, pelas atitudes das 2 avos, realmente sinto um amor além do infinito da minha mãe com a minha filha! Minha mãe morre de amores pela minha filha e é uma avó super presente, já minha sogra fica mais de mês sem ver a neta. Então no meu caso, a avo materna ( minha filha) da minha filha tem o amor mais puro e lindo que eu já vi na minha vida pois eu não tive a sorte de ter uma avó assim, tanto materna qto paterna!

  25. Ana Lúcia Pires disse:

    Eu entendi perfeitamente. Não conheci minha avó materna e cresci ouvindo minha avó materna dizer: “filhos das minhas filhas, meus netos são. Filhos dos meus filhos, serão ou não? ”
    E foi o mesmo sentimento que foi transmitidos pela avó paterna das minhas filhas. Eu acho que nunca faria isso. Mas, graças a Deus, só tenho filhas e jamais serei avó paterna.

  26. Fátima disse:

    Eu não entendi . qual a diferença da avó materna com a paterna ?

  27. Simone Dinelli Rizzo Botelho disse:

    Pq avós maternas?
    Sou avó paterna de 3 netos e sou isso tudo ai é muito mais.
    Poderiam ter feito o artigo para as avós!
    Todas as avós!

  28. Marli Pacheco disse:

    Acho injusta a afirmação “Avó Materna “.
    Avó é Avó.
    Eu tive dois filhos tenho 4 netas e 2 netos e os amo acima de tudo.
    Daria a minha vida por qualquer um deles inclusive por minhas noras

  29. Damiana Jerônimo Martins disse:

    Ué pra mim não tem diferença de avó paterna pra materna eu sou avó paterna e morro pelo meus netos aff cada coisa

  30. Orlando disse:

    Eu como avô que sou, é um avô muito presente, tenho que concordar com tudo isso,é a pura verdade, vovó é tudo de bom pra os netos, vovô é presente…mas as vó não tem como competir, obrigado por existir as vovós

  31. Marlene cristina pinto disse:

    Gente já dei muitas gargalhadas com os comentários abaixo. Mas me tornei avó paterna e única avó, então eu amo dobrado não sei se me entendem…

  32. Jairo disse:

    Tudo isso se aplica a avó paterna também, não entendi o porque diferenciar. Sou neto criado por avó paterna e me senti ofendido.

  33. Eliane disse:

    Sem noção
    É o q te define

  34. Calciria Vieira disse:

    Procuram entender porque a avó paterna ama muito também mas muitas das vezes temos que amar a distância não podemos nem chegar perto pois passei por isso sobre compreender tenho meus netos bem próximo da vovó paterna más os netos materno ficam mais perto de nós para ser paparicado por vó materna ó delícia gostosa amo muito ❣️ todos os meus netos até o do coração .

  35. Marivalda Batista Oliveira disse:

    Eu também acho sou avó e bisa vó .As avós não sabe disso com toda certeza porque são filhos das suas.filnhas.Os filhos da minha nora tenho um grande amor por ele mais preciso pedir pra vê-lo ,pra comer na minha casa.
    A avó materna leva vantagem .
    Amo meus netos

  36. Nair Teles disse:

    Não intendi se a avó paterna tambem ama na mesma prorpoção ,eu amo de paixao meus netos .

  37. Eliana disse:

    Amei esse texto é verdade só acho que o título devia ser as vovós pq acho que todas quando se tornan vó com certeza tudo é por prazer não dá pra explicar eu tenho um neto sou avó materna e tudo que faço por ele é um prazer muito grande, quando era com meus filhos não conseguia curtir nada com a correria do trabalho sempre com pressa mas hoje até um banho no bebê é um prazer enorme tudo damos risada, dar a Papinha é inexplicável o amor que sinto
    Por ele te meu Nicolas Guilherme

  38. Mara schaeffer disse:

    Conheço avós maternos que não são tudo isso ! Já conheço avós paterno sáo impecaveis!

  39. Fátima disse:

    Eu não concordo que a avó materna ama mais que a avó paterna, tive o privilégio de ter as duas avós, mas o amor que tive da minha avó paterna foi muito além do que dá minha avo materna.

  40. Sandra disse:

    Vovós sem distinção … paternas e maternas possuem um amor incondicional! Netos são uma sequência de um amor intenso que a mulher têm como dom.

  41. Bia disse:

    Só a materna?

  42. Ana disse:

    Digam o que quiserem porque nem sempre a realidade é igual ao texto. Eu sou avó materna de uma menina e um menino e sou avó paterna de uma menina. Posso dizer com absoluta convicção que amo meus três netos de forma incondicional e igual. Apesar desse amor não dou pitacos na forma que as mães dos meus netos educam as crianças. A meu ver elas são a Mãe tem todo direito de cuidar dos filhos da forma que acharem melhor, felizmente tanto minha filha como a mãe da minha neta são ótimas mães. Eu sou avó que curte os netos e cuida quando é preciso. Respeito e tenho muito carinho pelas outras duas avós pois sei que elas são tão importantes quanto eu. Amor não se mede, ama-se e ponto!

  43. Doralice Barboza Gonçalvesdo Nascimento disse:

    Eu sou avó e considero minhas netas como se fosse minhas filhas mas óbvio que não gerei Qual seria a diferença o amor é o mesmo

  44. Gabriel disse:

    E a vó paterna?

  45. Gabriel disse:

    Quem tem dedo escreve a merda que quer, eu que não queria tá lendo um bosta dessa e já estou até comentado. A mulher teve filho sem ajuda de homem por isso que não falou de avós e sim só dá a vó.

  46. Eliza disse:

    Nada a ver isso. Avó é quem não mede esforços para ver o seu neto feliz. Uma boa avô não é aquela que deixa os netos fazerem o que querem não.. A vovó tbm põe de castigo e se preciso for dá umas broncas e um tapinha tbm. E não precisa ser avô de sangue não.. pois conheço muitas avós maternas e paternas que não querem nem ver os netos.
    Eu amo ser vovó.

  47. Jussara disse:

    As avós maternas sim amam muito mais
    Não estou errada na minha tese, passo por isso !!!

  48. Valentina Oliveira disse:

    Só a avó materna? e a avó paterna?

  49. Ana Maria disse:

    o texto é muito bonito.
    Porém, crítico, porque as avós paternas também são amoras e extremamente importantes na vidinha dos pequenos.
    Não entendo a citação somente das avós maternas

  50. LÍGIA DIAS CHEMALE disse:

    A melhor bênção que tive na vida foi ser avó da Valentina , minha raio de sol , que veio ao mundo para encantar e dar sentido aos meus dias . . . Ela sabe
    que é a razão maior do meu viver . . .
    Nos amamos muito !

  51. Neide disse:

    Não gostei , vó é sempre vó não importa se materna ou paterna me senti ofendida .

  52. Eleuse Plens disse:

    Não entendi porque só avós maternas,as avós paternas não são tão avós e não amam seus netos igualmente, afinal essa divisão não existe qdo somos só mães né, injustiça com as avós paternas!!

  53. Vera M disse:

    Penso que toda vó materna ou paterna amam seus netos não com a mesma intensidade uma da outra,porém há situações que não nos permitem dar o mesmo amor porque moram distantes, tem visões diferentes de tratar seus netos.
    Umas como eu, sou mais permissivistas outras são um tanto menos.
    Mas todas amam seus netos.
    Deixem de ser ciumentas vovos paternas.

  54. Cleci disse:

    Sou avó materna e paterna porém amo de mais meus netos igualmente mas minha filha convive mais com a sogra do q comigo e a mãe do meu genro ama por de mais os meninos.Achei um exagero o q a colega ali falou q gerou mais do q a mãe minha sogra também era assim queria ser a mãe dos meus filhos.Um abraço

  55. Maria Lourdes Alexandre disse:

    Que tristeza. Então e onde fica o amor da avó paterna??? Não concordo. Quem escreveu o tecto deve ter um vomplexo qualquer…☹

  56. Avó Marta. disse:

    Eu como avó , não encontro palavras pra discrever esse amor que transborda no meu é muita alegria.

  57. Gisele disse:

    Discordo, sou vó paterna e faço tudo isso, amo meus netos.

  58. Márcia Schroeder disse:

    Fui mãe de quatro filhos, talvez pelo trabalho, cuidados com a casa, escola das crianças, nunca sentei pra ver um desenho ou brincar com meus filhos, já com os netos, só não subo em árvore porque não consigo mais.

  59. Jurema de Paula disse:

    Deve ser corrigida a citação para as avós ( tanto materna como paterna),

  60. Suzana Carvalho disse:

    Verdade então a avó paterna não e nada não ama o neto como a avó materna por isso que tem neto que não tem afeição paterna por causa da matéria assim

  61. Anabela Costa disse:

    Acho que as avós devem ser valorizadas do mesmo modo. A de parte da mãe e da parte do pai. Se a paterna nos deu o companheiro que escolhemos para ser pai do nosso filho, também lhe tramsmitiu o carinho, amor e respeito como.nos trata. A avó materna não deve ser ser sobrevalorizada em relação à outra. Ambas dão carinho e passam.sabedoria ao neto/neta. E isso é que é importante.

  62. Mirna Montezuma disse:

    Por que a avó paterna é desconsiderada?
    Eu so tenho 4 filhos. Nunca vou ser avó materna. Amo meus filhos meus netos com o mesmo amor que minha mãe tinha pelos meus. Não discrime

  63. Stella Maris Morais de Novaes disse:

    Que texto mais sem noção! Sou avó paterna e amo meu neto tanto quanto eu fosse avó materna, não vejo diferença nenhuma.. ridícula sua posição!!

  64. Mariluci Camargo Bittencourt Dias disse:

    Não concordo, tive a a melhor avó do mundo era mãe do meu pai, eu só tenho filhos homens e amo minha neta de paixão, não é justa essa matéria isso aí não é justo com as avós paternas

  65. Otavio disse:

    Que besteira, desmerecendo avós paternas, lamentável a reportagem de vocês!

    • Rosilene Aparecida de Moura Nascimento disse:

      Essa matéria quem fez ela nem pensou no que estava fasendo so pide que esrava de mente vasia ou tem a mente fraca pra faser isso quem bao tem filha nao tem amir aos netos odiei

  66. Otavio disse:

    Não concordo, esqueceram da avó paterna, lixo de matéria!

  67. Rosimari Oliveira Mazia Paulino disse:

    Sou avó e não concordo com isso

  68. Maria Aparecida da Silva Alcântara disse:

    Amor sem tamanho

  69. Rosi Martins disse:

    tem lógica amor de vó materna ser muito mais forte pelo netas (o) , até porque ela sabe que sua filha está gerando neta (o)quando e nora não tem certeza ,tem duvida pensamento nao estou generalizando mas acontece , será que realmente e filho do meu filho? Quando nasce com a cara do pai ,traços da família paterna ,ou se a sogra gosta da nora e diferente ,mas esta e a realidade de muitas .

  70. Leo volpian Pereira disse:

    Para! Porque só a avó materna? Avó é avó. Qdo é.a mãe do pai do bebê é tão lindo e grandioso esse amor. Não aprovo esse comentário.

    • Rosilene Aparecida de Moura Nascimento disse:

      Acho sim sempre que as noras sempre ensina seus filhos gosta mais da avo materna que sao suas mãe sempre assim ai concordo ate

  71. Anônimo disse:

    A avô materna já carregou 50% da parte que compete o óvulo que gerou seu neto ou neta. Porque a avó quando estava grávida de sua filha , a sua filha por sua vez já tinha todos os seus óvulos formados dentro de seu ovário, ou seja 50% do seu neto esteve dentro do ovário da filha dessa avó. Com toda certeza a avó materna carregou 50% desse neto ou neta. Se ela teve uma filha mulher e essa filha gerou uma criança .

  72. Flávia disse:

    E a avó paterna? As avós paternas são tão importantes para os netos quanto as avós maternas.

  73. Ednaura cabral disse:

    Concordo!! muito muito amor envolvido com esses anjinhos netos

  74. Zeferina disse:

    Texto sem lógica. Avo6 é avó não existe diferença de amor quando se ama!

  75. Clarice Muniz disse:

    A figura da avó é algo primordial na vida das crianças, posso relatar que essa figura de amor está na minha vó paterna, amo com todo o meu coração e sentirei sim muita a falta deles. Pra mim são mais que avós, são anjos. Amo muito eles!

  76. Vanessa disse:

    Fale-me mais sobre a sua sogra?

  77. Maria Auxiliadora de Araújo Lins. disse:

    O amor da avó é dobrado, porque é mãe e vó, não se compara a nada, é lindo e gostoso ser avó, amo demais, sou feliz por ser avó, abraço.

  78. Veronica Pires disse:

    Sou avô paterna , danço, ensino músicas e brinco de salão de beleza com minhas netas, qdo demoro de ver sinto dor no coração de tanta saudades. Tem que rever este texto.

  79. Vinicius disse:

    Só não entendi, porque da vó materna… Avó é avó e ama incondicionalmente independente do lado

  80. Fátima disse:

    Não estou conseguindo entender a colocação dessa coluna a respeito do amor de avó materna.
    Acho que a pessoa que escreveu deveria buscar fazer uma reflexão a respeito de sua relação com a paternidade!!!

  81. Sonia Maria Gonçalves disse:

    discordo, avó é avó seja materna ou paterna isso é um absurdo, quem é o autor de semelhante pré conceito ?

  82. Rose disse:

    Só não entendi a colocação ” avós maternas” , não sei se você tem filhos ou filhas, mas o amor e cuidados São na mesma proporção para ambos e assim acontece com os netos. Você se engana se acha que avó MATERNA ama mais.
    Me desculpe!

  83. Neide A Gomes de A Pimenta disse:

    Sou avó paterna tenho três netos lindos cuido do neto mais velho desde os 5 meses de vida hoje levo na escola busco na escola ele está com 11anos e e tudo pra mim. Os outros dois mais novos são a minha vida um de 9 e o Caçulinha 1 aninho e 6 meses sou apaixonada pelos três não sei o que fazer quando estou com eles eu me sinto viva chego até babar de tanta felicidades amo meus netinhos e amo minhas duas notas como se fosse minha filha sem sombra de dúvidas nenhuma.

  84. Shirlane disse:

    Avós e avôs seja maternos ou paternos são figuras especiais na vida dos netos. Sou avós paterna de 4 netos maravilhosos e amo todos com muita força.

  85. Isa disse:

    Não tiro conclusões , AMEI O TEXTO , simples assim , nada é absoluto , tudo é relativo. Aceitam que dói menos . Belo !

  86. Jose disse:

    Não tiro conclusões , AMEI O TEXTO , simples assim , nada é absoluto , tudo é relativo. Aceitam que dói menos . Belo !

  87. Hilda Fernandes disse:

    Sou avó paterno e sou tao avó especial,importante na bida da minha neta como a materna . Isso depende do convívio entre familia, onde ha amor , diálogo , sabedoria td acontece de bom. A mae compartilha td que acontece na vida da minha neta comigo, desde bebê ajudo , dou conselho trocamos ideias. Isso é mito. Avós depende do amor fraterno que sente . Amo ser vovó ,, sou uma vó coruja sim.

  88. Jussára De Pizzol disse:

    Não entendi essa teoria que avó materna é esse ser iluminado todo….e avó paterna? Que coisa mais estranha e feia excluir a avó paterna. Seria tão mais agradável a gente ler um artigo que falasse do amor de avó. Serei este mês avó, filha do meu filho, portanto AVÓ PATERNA…Amor maior do mundo é o que eu já sinto pela minha netinha, Sabrine.

  89. Elisilma alves da silva disse:

    Concordo plenamente, amo meus netos e só quero que sejam felizes.

  90. Eliana disse:

    Avó é avó!a verdade ,que é uma emoção, quer saber é mega, super, show ser avó amoooooo

  91. Vera disse:

    Eu sou avó materna . Mas tive as duas avos claro como todos nós . E tão bom ter 2 avós cada uma com seu jeito de nos tratar. Não casei com o pai de minha filha mas ela teve contato normal com a família. A avó paterna faleceu tem 3 anos com 82 anos pode ver e curtir a bisneta paterna com toda intensidade como a neta . Quero dizer que ser avó e uma benção . Ter as duas avós ė benção em dobro.pelo menis deve ser. Eu acredito que aqui a pessoa deve ter mencionado que ė avó materna por isso o texto deve não sei se foi deve ter vindo direcionado a ela. Felicidades . Deus abençoe nossas famílias

  92. Maria disse:

    Absurdo falar que existe diferença entre amor de avó materna e paterna, isso e muito chato, e não existe aff meus netos são a minha vida! A pessoa q pensa assim ama mais a filha q o filho? Aff

  93. Vó babona disse:

    Discordo! Sou avó materna e paterna e o amor A preocupação que eu sinto pelas minhas netas é exatamente igual, tento fazer igual para as duas …mas aí depende da nora né que no meu caso é só a família dela que presta, mas não tô nem aí kkkkk a neta é minha é filha do meu filho e pronto

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.